Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5837
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | “Sinto o que sinto”: a representação da identidade negra presente na literatura infantil e na construção de uma sociedade mais justa |
Otros títulos : | Sinto o que sinto: a representação da identidade negra presente na literatura infantil e na construção de uma sociedade mais justa |
Autor(es): | Ferreira, Luciana Cunha |
Primeiro Orientador: | Richter, Marcela Wanglon |
1° Membro da banca: | Jardim, Luciana Abreu |
2° Membro da banca: | Hammes, Lucio Jorge |
Resumo: | A literatura infantil vai muito além do universo fantástico ou de uma simples forma de entretenimento para a criança, a literatura infantil possibilita o autoconhecimento no mais íntimo e profundo de suas emoções e sentimentos, além de ter a possiblidade de conhecer o outro, e entender questões da vida real através das histórias. O presente trabalho visa o reconhecimento da importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, e quanto a literatura de autoria negra contribui de forma positiva para formação e o desenvolvimento étnico racial. Discute-se ainda sobre outros aspectos presentes especialmente na obra aqui apresentada, assim sendo a literatura é de grande importância em questões emergentes da sociedade como o combate ao racismo, discriminação e preconceitos. Logo o principal objetivo deste trabalho é abordar o caráter educativo da literatura infanto-juvenil. Quanto à metodologia, o trabalho realizou-se por meio de pesquisa, considerando o vínculo entre literatura e a sociedade buscou estabelecer seleção e estudo de texto literário com base na Teoria da Literatura e outras áreas do conhecimento. |
Resumen : | Children's literature goes far beyond the fantastic universe or a simple form of entertainment for the child, children's literature enables self-knowledge in the most intimate and profound of their emotions and feelings, in addition to having the possibility of knowing the other, and understand real life issues through stories. The present work aims at recognizing the importance of Children's Literature for the development of the child, all the way about the afro literatures that contribute positively to the formation and the racial ethnic development. It also discusses several other aspects present especially in the work presented here, so the literature is of great importance in issues emerging from society such as the fight against racism, discrimination and prejudices. Therefore, the main objective of this work is to address the educational character of children's literature. As for the methodology, the work in question was carried out through research, considering the link between literature and society sought to establish selection and study of literary text based on theory and other areas of knowledge. |
Palabras clave : | Discriminação Literatura infantil Literatura negra Representatividade Children's literature Racism Discrimination |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Citación : | FERREIRA, Luciana Cunha. “Sinto o que sinto”: a representação da identidade negra presente na literatura infantil e na construção de uma sociedade mais justa. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - EAD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5837 |
Fecha de publicación : | 11-may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Luciana_Cunha_Ferreira.pdf | 717.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.