Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5820
Tipo: | Dissertação |
Título : | Política pública de reserva de vagas para acesso ao ensino superior: uma análise sobre acesso nos cursos de ciências humanas e de ciências sociais – ciência política na Universidade Federal do Pampa – campus São Borja |
Autor(es): | Roballo, Ethiane Dinat Falcão |
Primeiro Orientador: | Ceolin, Lisianne Pintos Sabedra |
1° Membro da banca: | Paniágua, Edson Romário Monteiro |
2° Membro da banca: | Gamalho, Nola Patrícia |
3° Membro da banca: | Colvero, Ronaldo Bernardino |
Resumo: | Este trabalho tem como temática o estudo da política pública do sistema de reserva de vagas para ingresso nas instituições federais de ensino superior, instituída pela Lei Federal n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, e implementada na Universidade Federal do Pampa, assim como nas instituições congêneres. Considera-se que sua relevância social é inegável, já que se está diante de uma política pública voltada para as minorias. Nesse sentido, o trabalho objetiva analisar a implementação do referido sistema de reserva, com recorte focado na ocupação das vagas pelos alunos cotistas, no período entre 2017 e 2019. Já nos primeiros dados, observa-se que é significativo o percentual de vagas não ocupadas nos cursos pesquisados. Assim, de modo a obter um panorama sobre o estágio atual de implementação, que permita uma reflexão acerca de pontos sólidos e possíveis deficiências, os passos metodológicos compreendem a coleta de dados sobre a ocupação na UNIPAMPA, Campus São Borja, nos cursos de Ciências Humanas - Licenciatura e Ciências Sociais – Ciência Política, a aplicação de questionários para investigar o nível de conhecimento sobre o tema por parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas do município, a verificação das ações desenvolvidas pela universidade com relação ao acolhimento, o exame das diretrizes legais e principiológicas que fundamentam o sistema no Brasil, bem como a indicação de posicionamentos contrários e favoráveis à reserva. A análise das visões dos atores envolvidos na política é feita a partir de três questionários segmentados, a serem explorados através da análise de conteúdo, adotando-se a mescla entre aspectos quantitativos e qualitativos. Quanto ao modelo de análise de políticas públicas opta-se pelo Policy Arena, considerando que se trata de uma política redistributiva, orientada para o conflito, com desvio de direito e polarizadora. Na sequência, é elaborado um produto técnico. A meta a ser atingida consiste em apresentar um diagnóstico, com foco na implementação, e medidas propositivas - recomendação de soluções e o produto técnico, com a intenção de contribuir com a melhoria na taxa de ocupação dessas vagas pela UNIPAMPA – Campus São Borja. |
Resumen : | This work is about the study of the public policy for the system of quotas for students to get into federal institutions of higher education, instituted by Federal Law no. 12,711, of August 29, 2012, and implemented at the Federal University of Pampa, as well as in similar institutions. Its social relevance is considered undeniable, since it is in the face of a public policy for minorities. Hence, the work aims to analyze the implementation of the system of quotas aforementioned, focusing on the getting of openings in universities by quota students, between 2017 and 2019. Since the first data was collected it has been observed that the percentage of openings not taken is significant in the surveyed courses. Therefore, in order to obtain an overview of that implementation’s current stage that allows reflection on solid points and possible deficiencies, the methodological steps include data collection on the occupation at UNIPAMPA, Campus São Borja, in the Humanities and Social Sciences - Political Science, the application of questionnaires so as to learn about how much is known about the topic by high school third year students in the city’s public schools , the verification of the actions taken by the university regarding receiving students, the examination of legal guidelines and principles that substantiate the system in Brazil, as well as the revealing of positions for and against the system. The analysis of of the actors’ opinions involved in that policy is carried out in three segmented questionnaires that are to be explored through the analysis of content, with the blend of quantitative and qualitative aspects being adopted. As for the public policy analysis model, Policy Arena is chosen for it is a redistributive policy, conflict oriented, transfer of rights. Then a technical product is created. Presenting a diagnosis is the goal to be reached, with a focus on implementation and propositional measures: recommendation of solutions and technical product, with the intention of making a contribution towards the improvement in the filling rate of these openings by UNIPAMPA - Campus São Borja. |
Palabras clave : | Ensino superior Universidades e faculdades – Ingresso Unipampa Higher education Universities and colleges - Admission |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas |
Citación : | ROBALLO, Ethiane Dinat Falcão. Política pública de reserva de vagas para acesso ao ensino superior: uma análise sobre acesso nos cursos de ciências humanas e de ciências sociais – ciência política na Universidade Federal do Pampa – campus São Borja. 76 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5820 |
Fecha de publicación : | 13-may-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ethiane Dinat Falcão Roballo 2020.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.