Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/580
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Pesquisa-ação enquanto metodologia participativa aplicável em escolas rurais de comunidades quilombolas: uma abordagem toxicológica de plantas presentes na pecuária local |
Autor(es): | Pinheiro, Clodoaldo Leites |
Primeiro Orientador: | Pavan, Flávio André |
Abstract: | Sob o olhar Vigotskiano a educação em ciência e tecnologia deve introduzir o aluno no universo científico através da contextualização e da aplicabilidade deste conhecimento construído em coletividade e para a coletividade. Como abordar questões ecotoxicológicas no contexto de escolas rurais? Que ferramentas metodológicas o professor pode utilizar em sala de aula no exercício da química ambiental? Como e porque abordar a educação química em uma comunidade Quilombola? A ecopedagogia e a pesquisa-ação são ferramentas compatíveis com o universo de pesquisa participativa enquanto instrumento de ensino-aprendizado, pois possibilita a educação para o meio ambiente em uma abordagem contextualizada a realidade da clientela a qual será alvo dos métodos e práxis pedagógicas, enriquecendo e resignificando a educação química deste contexto, através da dialética do homem com a natureza. Neste contexto o objetivo deste trabalho é desenvolver educação em química ambiental a partir da dialética entre a natureza e o meio sócio-histórico quilombola. O diálogo sócio-construtivista possibilitou a polifonia discursiva, a pesquisa-ação enquanto metodologia colaborativa permitiu a inserção da química ambiental moderna no contexto quilombola a partir dos objetos de estudo apresentados e utilizados durante o dialogismo. Esta práxis é eficaz e aplicável em sala de aula de escola rural, pois utiliza elementos do cotidiano e permite a internalização de conceitos que transitam entre as categorias epistêmicas consideradas neste estudo. Under the watchful Vygotskyan education in science and technology to introduce the student in the universe through the scientific context and the applicability of this knowledge built into the collectivity and to the collectivity. How ecotoxicological address issues in the context of rural schools? Methodological tools that the teacher can use in the classroom in pursuit of environmental chemistry? How and why chemical approach to education in a community Quilombola? The ecopedagogy and action research tools are compatible with the universe of participatory research as a tool for teaching and learning, it allows education to the environment in a contextualized approach the reality of the customer which will target the methods and practice teaching, and enriching reframing the context of chemistry education, through the dialectic of man and nature. In this context the objective of this work is to develop education in environmental chemistry from the dialectic between nature and the socio-historical Quilombola. Dialogue social constructivist allowed polyphony discursive action research as a collaborative methodology allowed the insertion of environmental chemistry in the modern context Quilombola from the objects of study will be presented and used during the dialogue. This practice is effective and applicable in the classroom of a rural school, because it uses elements of daily life and allows the internalization of concepts that travel between the epistemic categories considered in this study. |
Palavras-chave: | Vigotskiano Química Química ambiental Quilombola Ecologia Ecotoxicologia Vygotskyan Environmental chemistry Chemistry Quilombola Ecology Ecotoxicology |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/580 |
Data do documento: | 8-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PESQUISA-AÇÃO ENQUANTO METODOLOGIA PARTICIPATIVA APLICÁVEL E.pdf | Monografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Senso da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para a obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons