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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gamificação : desenvolvimento de um jogo para ensino de uma ferramenta da produção enxuta
Autor(es): Londero, Maurício Ferreira
Primeiro Orientador: Peralta, Carla Beatriz da Luz
1° Membro da banca: Peralta, Carla Beatriz da Luz
2° Membro da banca: Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
3° Membro da banca: Ferreira, Evelise Pereira
Resumo: Hoje em dia, cada vez mais, são procuradas novas formas de ensino, uma das técnicas que está sendo bastante utilizada é a metodologia ativa de aprendizagem, que consiste em deixar o aluno no centro do processo de aprender, fazendo com que ele fique mais engajado e apropriando-se mais do conhecimento. Dentre essas, pode-se destacar a gamificação, que tem como objetivo a utilização de jogos para desafiar o aluno a atingir objetivos, evoluindo progressivamente conforme avança em seus estudos. Na área da engenharia de produção, tem-se como alicerce do conhecimento de todo aluno os conceitos da produção enxuta. Assim, para auxiliar os alunos da disciplina de sistemas produtivos I, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma atividade baseada nos conceitos da gamificação para auxiliar no aprendizado. Dentre as ferramentas da produção enxuta, foi trabalhado especificamente o 5S, pois é considerada uma das bases desse sistema. Para atingir os objetivos foi utilizado o método de pesquisa-ação, que foca em monitoramento contínuo do pesquisador junto à evolução da pesquisa. Após a aplicação do jogo, observou-se uma evolução muito interessante dos alunos, que se mostraram satisfeitos com as dinâmicas apresentadas. Por fim, concluiu-se que este método de ensino tem um potencial para ser explorado, podendo ser aprimorado e replicado a futuras turmas da engenharia de produção.
Abstract: Nowadays, more and more new forms of teaching are sought, one of the techniques that is being used a lot is the active learning methodology, which consists of leaving the student at the center of the learning process, making him more engaged and appropriating more of the knowledge. One of the techniques of active learning is gamification, which aims to use games to challenge the student to achieve goals, progressively evolving as he advances in his studies. In the area of production engineering, the concepts of lean manufacturing are the base of the knowledge of every student. Thus, to assist students in the productive systems I discipline, this work aimed to develop an activity based on the concepts of gamification to assist in learning. Among the tools of lean manufacturing, 5S was specifically worked, as it is considered one of the bases of this system. To achieve the objectives, the action research method was used, which focuses on continuous monitoring of the researcher along with the evolution of the research. After the application of the game, a very interesting evolution of the students was observed, based on the scenario with the dynamics. Finally, it was concluded that this teaching method has a potential to be explored, being able to be improved and replicated for future classes of production engineering.
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Gamificação
Produção enxuta
5S
Active learning
Gamification
Lean manufacturing
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: LONDERO, Maurício Ferreira. Gamificação : desenvolvimento de um jogo para ensino de uma ferramenta da produção enxuta. 56p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5795
Data do documento: 7-Mai-2021
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