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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental : uma proposição a partir das unidades de ensino potencialmente significativas
Autor(es): Sousa, Maria Constância Ferreira de
Primeiro Orientador: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
Coorientador: Lucchese, Márcia Maria
1° Membro da banca: Cicuto , Camila Aparecida Tolentino
2° Membro da banca: Lucchese, Márcia Maria
3° Membro da banca: Berlette, Vânia Elisabeth
4° Membro da banca: Mello, Marlene Rios
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS com vistas a promover a aprendizagem significativa e a educação ambiental crítica. A coleta dos dados se deu no âmbito do ensino remoto e contemplou diferentes instrumentos, os quais compreendem avaliações formativa e somativa e a avaliação da UEPS. A avaliação somativa consistiu na comparação das respostas dos alunos no início e final da UEPS a partir de um questionário com perguntas abertas. Para a avaliação formativa foram consideradas as transcrições das falas dos alunos através da gravação das aulas via Google Meet e dos mapas conceituais elaborados coletivamente. Por fim, a avaliação dos alunos sobre a UEPS foi investigada através de um questionário com perguntas abertas. Esses dados foram explorados a partir de uma abordagem qualitativa através da análise de conteúdo e nuvens de palavras com a ferramenta Tagul®. Os resultados deste estudo mostram a contribuição das UEPS como metodologia para permitir uma participação ativa dos alunos no processo de ensino aprendizagem através de estímulos a autonomia do aluno e ao trabalho em grupo. Além disso, foi possível verificar que a presente pesquisa caminhou no sentido da promoção da educação ambiental crítica. Como produto desta pesquisa disponibilizou-se aos professores e instituições de ensino interessadas, um material teórico-prático para apoiar o desenvolvimento de ações na área de Ensino de Ciências da Natureza com vistas a promover a aprendizagem significativa.
Abstract: This research aimed to investigate the potential of Potentially Significant Teaching Units - PSTU with a view to promoting meaningful learning and critical environmental education. Data collection took place in the context of remote education and contemplated different instruments, which comprise formative and summative assessments and the PSTU assessment. The summative assessment consisted of comparing students' responses at the beginning and end of PSTU using a questionnaire with open questions. For the formative evaluation, the transcriptions of the students' speeches were considered through the recording of classes with Google Meet and the concept maps elaborated collectively. Finally, the students' assessment of the PSTU was investigated through a questionnaire with open questions. These data were explored from a qualitative approach through content analysis and word clouds with the Tagul® tool. The results of this study show the contribution of PSTU as a methodology to allow the active participation of students in the teaching-learning process through stimulating student autonomy and working in groups. In addition, it was possible to verify that the present research has moved towards the promotion of critical environmental education. As a product of this research, theoretical and practical material was made available to interested teachers and educational institutions to support the development of actions in the area of Teaching of Natural Sciences in order to promote meaningful learning.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Metodologias ativas
Mapas conceituais
Educação ambiental
Meaningful learning
Active methodologies
Concept maps
Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citação: SOUZA, Maria Constância Ferreira de . Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental : uma proposição a partir das unidades de ensino potencialmente significativas. 72p. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5727
Data do documento: 14-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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