Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5693
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Interação pedagógico musical no trabalho do youtuber : uma pesquisa - ação |
Autor(es): | Lima , Igor Duarte |
Primeiro Orientador: | Silva, Rafael Rodrigues da |
1° Membro da banca: | Silva, Rafael Rodrigues da |
2° Membro da banca: | Reck, André Müller |
3° Membro da banca: | Beltrami, Juciane Araldi |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo compreender como ocorre a interação entre professor de Música e aluno no Youtube. A abordagem empregada é a da pesquisa qualitativa e adota como metodologia de produção de dados o modelo da pesquisa-ação de Tripp (2005). Os dados foram gerados através da criação sistemática de conteúdo para meu canal no Youtube e da análise dos diários criados para documentar cada etapa de gravação e edição de cinco vídeos sobre Música. Os dados foram analisados a partir das tecnologias da interação que são: autoridade, persuasão e coerção; consideradas por Tardif (2001) como as tecnologias do ensino. Para analisar sob essa perspectiva cria-se neste trabalho uma analogia comparando o Youtube a Escola, o canal a sala de aula, o professor ao youtuber e o usuário em busca de conteúdo dentro da plataforma ao aluno. Os resultados demonstram que a utilização das tecnologias da interação fazem parte do Youtube quando utilizado com o objetivo de se ensinar e podem ser um fator determinante quanto ao número de interações possíveis. Também, sob a perspectiva da pesquisa-ação, esse trabalho traz questões relevantes sobre as condições das quais esse tipo de trabalho é realizado pelos youtubers e sobre quais formas ele é aprendido. |
Resumen : | This work aimed to understand how the interaction between Music teacher and student on YouTube occurs. The research approach is qualitative and adopts as a methodology for data production the model of action research by Tripp (2005). The data was generated through the systematic creation of content for my YouTube channel and the analysis of the diaries created to document each stage of recording and editing five videos about Music. The data were analyzed using the technologies of interaction, which are: authority, persuasion and coercion, considered by Tardif (2001) as teaching technologies. To analyze from this perspective an analogy were created in this work comparing Youtube to schools, the channel to the classroom, the teacher to the youtuber and the user in search of content within the platform to the student. The results demonstrate that the use of interaction technologies is part of YouTube when used with the aim of teaching and can be a determining factor in the number of possible interactions. Also, from the perspective of action research, this work raises relevant questions about the conditions under which this type of work is performed by youtubers and about what forms it is learned from. |
Palabras clave : | Interação Youtube Educação Musica Interaction Music Education |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | LIMA, Igor Duarte. Interação pedagógico musical no trabalho do youtuber : uma pesquisa - ação. 67 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5693 |
Fecha de publicación : | 30-abr-2021 |
Aparece en las colecciones: | Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Igor_Duarte.pdf | 3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.