Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5692
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Reflexões étnico - raciais na trajetória de um licenciado em música : reverberações etnomusicológicas |
Autor(es): | Lopes, Antoniel Martins |
Primeiro Orientador: | Santos, Luana Zambiazzi dos |
1° Membro da banca: | Santos , Luana Zambiazzi dos |
2° Membro da banca: | Jacinto, Luis César Rodrigues |
3° Membro da banca: | Rosa, Pedro Fernando Acosta |
Resumo: | Este trabalho busca apresentar reflexões emergentes na temática étnico-racial, por meio de memórias da minha trajetória acadêmica como licenciando em música na Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé (RS). Com este tema central de discussão em evidência, desenvolvo aproximações com o campo da Etnomusicologia, sintonizando-as com os percursos curriculares e com o planejamento, práticas e reflexões pedagógico-musicais dos estágios supervisionados e do Programa de Residência Pedagógica. A partir deste trabalho, aponto possíveis contribuições adquiridas na participação em projetos institucionais etnomusicológicos e eventos acadêmico-científicos que equilibraram ou justificaram os processos de reflexão-ação no decorrer do Curso de Licenciatura em Música. Como a trajetória é permeada por uma série de transformações, envolvidas à minha posicionalidade como sujeito negro, o trabalho tenta recuperar transversalmente alguns momentos entendidos como emblemáticos em uma licenciatura em música. Entendo que tais reflexões podem contribuir no estudo das questões étnico-raciais na educação pública brasileira, a partir da área de Música. Além disso, espera-se que as reflexões possam auxiliar futuras proposições de memoriais que acessem debates decoloniais. |
Resumen : | This research seems to present emerging reflections on the ethnic-racial theme, through memories of my academic trajectory as an undergraduate student in Music at the Federal University of Pampa - Campus Bagé (RS), Brazil. Through this subject, I develop dialogues with the field of Ethnomusicology, tuning them with the curricular paths and the pedagogical-musical planning, practices and reflections on the supervised internships and the “Pedagogical Residency Program”. On this way, I point out possible contributions acquired through the participation in institutional ethnomusicological projects and academic-scientific events that balanced or justified the reflection-action processes during the Music Teaching Degree Course. As the trajectory is permeated by a series of transformations, involved in my positioning as a black subject, the work seeks to transversally recover some moments understood as emblematic in the trajectory of a teaching degree in music. I understand that such reflections can contribute to the racial issues in Brazilian public education, from the area of Music. In addition, it is expected that the reflections may assist future memorial proposals that access decolonial debates. |
Palabras clave : | Trajetória acadêmica negra Licenciatura em música Questões étnico-raciais Etnomusicologia Black academic paths Music teaching degree Racial issues Ethnomusicology |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | LOPES, Antoniel Martins. Reflexões étnico - raciais na trajetória de um licenciado em música : reverberações etnomusicológicas . 43 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5692 |
Fecha de publicación : | 2-feb-2021 |
Aparece en las colecciones: | Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Antoniel Lopes 2021.pdf | 940.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.