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dc.creatorLima, Eduardo;(Org.)-
dc.creatorQuadrado, Jaqueline Carvalho;(Org.)-
dc.date.accessioned2021-06-08T20:39:37Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2021-06-08T20:39:37Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Eduardo, QUADRADO, Jaqueline Carvalho; (Organizadores). Serviço Social hoje. Trabalho docente [ recurso eletrônico]. São Borja,RS:CEEINTER,2020.Ebook disponível em https://dspace.unipampa.edu.brpt_BR
dc.identifier.isbn978-65-81297-01-5pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5683-
dc.description.abstractThis article analyzes the emancipatory dimensions of art when articulated to processes of work that social workers are inserted, emphasizing the cinematographic practice as an expression artistic with counter-hegemonic possibilities to fetishized thought. problematize reality contemporary, about the advance of conservatism and neoliberalism, which poses challenges significant to the work of the social worker, from the perspective of the realization of their professional project. Analyzes the contradictions and possibilities of art, mediated in the work of the social worker, problematizing the dimensions of historical, political, aesthetic and educational memory, among others, that permeate cinema and constitute emancipatory social processes, insofar as enable the decoding and exploration of the world, promoting critical thinking. It is evident that the cinematographic practice can be constituted as a trigger for thinking and evaluating values, conceptions of the world and the behavior itself, both of filmmakers and spectators. the contribution from cinema to the process of overcoming alienation and fetishized thinking only takes place when there is a mediation with social struggles in political practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.relation.ispartofCiências Humanas-Livros e Capítulos de Livrospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectSocial Servicept_BR
dc.subjectMovie theaterpt_BR
dc.titleServiço Social hojept_BR
dc.title.alternativesocial service todaypt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doiCampus São Borjapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo analisa as dimensões emancipatórias da arte quando articulada aos processos de trabalho que se inserem assistentes sociais, enfatizando a prática cinematográfica como expressão artística com possibilidades contra-hegemônicas ao pensamento fetichizado. Problematiza a realidade contemporânea, acerca do avanço do conservadorismo e do neoliberalismo, o que impõe desafios significativos ao trabalho do assistente social, na perspectiva da efetivação do seu projeto profissional. Analisa as contradições e possibilidades da arte, mediada no trabalho do assistente social, problematizando as dimensões de memória histórica, política, estética e educativa, entre outras, que perpassam o cinema e constituem-se como processos sociais emancipatórios, na medida em que possibilitam a decodificação e exploração do mundo, promovendo o pensamento crítico. Evidencia-se que a prática cinematográfica pode se constituir enquanto um disparador para pensar e avaliar valores, concepções de mundo e a própria conduta, tanto de realizadores, quanto de expectadores. A contribuição do cinema para o processo de superação da alienação e do pensamento fetichizado só se realiza quando há uma mediação com as lutas sociais na prática política.pt_BR
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