Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5636
Tipo: | Dissertação |
Título: | Potencialidades de uma sequência didática para o ensino de química a partir da abordagem do tema chás e os saberes populares |
Autor(es): | Branco, Jeneffer de Castro |
Primeiro Orientador: | Wagner, Caroline |
1° Membro da banca: | Wagner, Caroline |
2° Membro da banca: | silva, André Luís Silva da |
3° Membro da banca: | Roos, Daniel Henrique |
Resumo: | Por meio deste trabalho analisou- se potencialidades de uma sequência didática para o Ensino de química a partir da abordagem do tema chás e os saberes populares, as atividades foram desenvolvidas durante as aulas de Química. O tema chás foi pensado por se tratar de um assunto que faz parte da história e do cotidiano dos alunos. A sequência didática foi pensada como sendo o momento onde os alunos aprendem os conceitos químicos, e passam a ser sujeitos ativos da sua aprendizam, deixando de ser meros receptores de informações e sejam capazes de ter tomada de decisões. Procurando atender a esse anseio para o Ensino de química, os referenciais que embasaram o trabalho foram a utilização do tema chá e os saberes populares, a Alfabetização Cientifica e Tecnológica, Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A metodologia utilizada na presente sequência didática foi a intervenção pedagógica, que teve como instrumentos, questionário inicial para conhecer as concepções prévias dos estudantes, leituras, escritas nos portfólios, diálogos, pesquisas, atividades experimentais, um júri simulado, e a confecção de histórias em quadrinhos que procurou apresentar o que havia sido aprendido durante as atividades. Os sujeitos desta pesquisa foram 32 alunos na faixa etária entre 14 e 17 anos de duas turmas do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão da cidade de Lavras do Sul. A presente sequência didática permitiu aos alunos perceberem que a Ciência não existe somente nos bancos escolares e grandes laboratórios, eles passaram a dissernir as diferenças de chás e medicamentos com seus benefícios e malefícios. As atividades diferenciadas foram capazes de uma melhor aprendizagem e reforçar os conceitos da Química,além de estimular a pesquisa, escrita e leitura. Pode-se perceber ao final das atividades que o Ensino de Química, a partir de temas da rotina dos alunos, é capaz de aguçar a vontade de aprender, promovendo assim, uma melhor aprendizagem. |
Abstract: | Through this work, the potential of a didactic sequence for teaching chemistry was analyzed from the approach of the topic of teas and popular knowledge, the activities were developed during chemistry classes. The theme teas was thought of as it is a subject that is part of the students' history and daily life. The didactic sequence was thought to be the moment where students learn the chemical concepts, and become active subjects of their learning, ceasing to be mere recipients of information and capable of making decisions. Seeking to meet this desire for the Teaching of Chemistry, the references that underpinned the work were the use of the theme tea and popular knowledge, Scientific and Technological Literacy, Science, Technology and Society and David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. The methodology used in this didactic sequence was the pedagogical intervention, which had as instruments, initial questionnaire to know the students' previous conceptions, readings, written in the portfolios, dialogues, research, experimental activities, a simulated jury, and the making of stories in comics that tried to present what had been learned during the activities. The subjects of this research were 32 students aged between 14 and 17 years old from two classes of the 1st year of High School of the State Institute of Education Dr. Bulcão in the city of Lavras do Sul. The present didactic sequence allowed students to realize that Science it does not exist only in school benches and large laboratories, they began to discern the differences in teas and medicines with their benefits and harms. Differentiated activities were able to improve learning and reinforce the concepts of Chemistry, in addition to stimulating research, writing and reading. At the end of the activities, it can be seen that the Chemistry Teaching, based on themes of the students' routine, is able to sharpen the will to learn, thus promoting better learning. |
Palavras-chave: | Ensino de química Saberes populares Chás Chemistry teaching Popular knowledge Teas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citação: | BRANCO, Jeneffer de Castro . Potencialidades de uma sequência didática para o ensino de química a partir da abordagem do tema chás e os saberes populares. 105f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5636 |
Data do documento: | 20-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Jeneffer_versao_final_para_homologacao.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Producao_educacionalpara_homologacao___Jeneffer_ok.pdf | 753.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.