Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5623
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Radioatividade : situação - problema com enfoque CTS no contexto do PIBID
Autor(es): Magalhães , Gabriela Machado
Primeiro Orientador: Firme, Márcia Von Frühauf
1° Membro da banca: Firme, Márcia Von Frühauf
2° Membro da banca: Bento, Douglas Mayer
3° Membro da banca: Cacciamani, Jackson Luis Martins
Resumo: O estudo da radioatividade possibilita diferentes debates em sala de aula por apresentar múltiplos conceitos e aplicações, além de acontecimentos de acidentes envolvendo os isótopos de elementos químicos radioativos. Este trabalho de conclusão de curso descreve uma sequência didática para o ensino de radioatividade com enfoque CTS, tendo como tema de discussão da situação-problema a troca de equipamentos hospitalares, como aparelhos de radioterapia usados para o diagnóstico e tratamento de doenças, dando ênfase ao descarte dos rejeitos radioativos. Como objetivo geral, pretendeu-se compreender o que se mostra sobre o fenômeno investigado, a radioatividade para os graduandos participantes do PIBID dos cursos de Química e Física da Universidade Federal do Pampa. A metodologia de pesquisa refere-se a uma abordagem qualitativa, iniciando por um estudo teórico de pesquisa bibliográfica seguido da aplicação de uma sequência didática. As atividades foram realizadas em cinco encontros de modo remoto com o grupo de bolsistas do núcleo Física e Química do PIBID. Estes possibilitaram a obtenção de informações a partir de questionários, gravações e participação dos alunos durante os encontros e nas atividades. Estas foram analisadas com alguns princípios da análise textual discursiva. Os resultados apresentam que os estudantes conseguiram articular os conhecimentos científicos estudados nos encontros, trazendo elementos na discussão para argumentar suas propostas na resolução da situação-problema. Nota se a ampliação dos significados do papel da ciência e tecnologia na sociedade e o engajamento dos grupos para buscar outros aspectos além daqueles explorados nos encontros. Constatando que, as categorias emergentes resultantes da análise, mostraram a relevância e necessidade de se entender mais sobre a abordagem temática radioatividade, os aspectos científicos e tecnológicos envolvidos, a compreensão do uso da radiação e dos equipamentos de maneira responsável e o descaso com a sociedade. A relevância desse tipo de abordagem para qualquer nível de ensino e, fundamental, na formação de professores, desenvolvendo através de debates o comprometimento dos estudantes com situações de problemas da realidade, fazendo-os participar de forma ativa nas decisões referentes à sociedade.
Resumen : The study of radioactivity enables many classroom discussions for showing a great range of concepts and applications, beyond events and accidents which involve isotopes of radioactive chemical elements. This final paper describes a didactic sequence for teaching of radioactive with a STS focus, having as a theme of discussion about the situation-problem the exchange of hospital equipment, such as radiotherapy devices used for the diagnostics and treatment of diseases, emphasizing the disposal of radioactive waste. As a general objective, it was intended to understand what is shown about the investigated phenomenon, the radioactivity for undergraduate students participating in PIBID which are in Chemistry and Physics courses from Federal University of Pampa. The research methodology refers to a qualitative approach, which started by theoretical study from a bibliographic search followed by the application of a didactic sequence. The activities were realized in five remote meetings with a group of Chemistry and Physics students from PIBID. These made it possible to collect information from questionnaires, recordings and by the student’s participation during the meetings activities. There were analyzed with some principles of textual discourse analysis. The results show that the students were able to articulate the scientific knowledge studied at the meetings, bringing elements into the discussion to argue their proposals in solving the problem situation. Note the expansion of the meanings of the role of science and technology in society and the engagement of groups to seek other aspects besides those explored in the meetings. Noting that, the emerging categories resulting from the analysis showed the relevance and need to understand more about the radioactive thematic approach, the scientific and technological aspects involved, the understanding of the use of radiation and equipment responsibly and the neglect with society. The relevance of this type of approach for any level of education and, fundamentally, in the training of teachers, developing through debates the commitment of students to situations of reality problems, making them participate actively in the decisions related to society.
Palabras clave : Radioatividade
CTS
Formação de professores
Situação - problema
Radioactivity
STS
Teacher training
Problem-situation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : MAGALHÃES, Gabriela Machado. Radioatividade : situação - problema com enfoque CTS no contexto do PIBID. 87p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5623
Fecha de publicación : 28-abr-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Gabriela_Magalhaes_2021.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.