???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5598
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Processo de elaboração e avaliação de uma prova de proficiência em português para falantes de outras línguas no contexto da Unipampa
Autor(es): Machado, Douglas Moraes
Primeiro Orientador: Irala, Valesca Brasil
1° Membro da banca: Irala, Valesca Brasil
2° Membro da banca: Diniz, Leandro Rodrigues Alves
3° Membro da banca: Continguiba, Marília Lima Pimentel
Resumo: Esta dissertação de Mestrado versa sobre a Prova de Proficiência em Português para Falantes de Outras Línguas (ProPPor), que consiste em uma política linguística da Universidade Federal do Pampa, institucionalizada pela Portaria/Unipampa nº 596, de 01 de abril de 2019. Definimos como objetivo principal analisar o seu processo de elaboração e avaliação. Coadunando com as concepções de avaliação e proficiência apresentadas por Brow (1993; 2007), Schlatter (1999; 2009), Scaramucci (2000), Schoffen (2003; 2009), Schlatter et al. (2004),Prati (2007), Steigleder (2014), dentre outros estudiosos da área, nesta pesquisa de abordagem qualitativa, classificada quanto aos objetivos como descritivo-explicativa, buscamos elaborar uma prova piloto, aplicada na edição 2/2019, que contou com a participação de 13 candidatos, dentre eles(as) 9 ouvintes e 4 surdos(as). Após a aplicação, passamos a coletar os dados, a fim de analisar o desempenho dos(as) candidatos(as) nas tarefas. Organizamos as respostas e utilizamos a prova de um(a) candidato(a) ouvinte e de um(a) surdo(a) para aplicação das rubricas que avaliam o desempenho dos(as) examinandos(as) na língua-alvo. A partir disso, triangulamos os seguintes dados: elaboração da prova, produção das rubricas de avaliação e respostas dos(as) candidatos(as) às tarefas presentes na edição. Concluímos que este trabalho orienta o construto técnico/teórico sobre a prova e contribui para a democratização do processo avaliativo. Desse modo, propomos recomendações para a elaboração e avaliação das próximas edições, à luz das concepções defendidas neste estudo, uma vez que as compreendemos como uma possibilidade de validação dos critérios da praticidade, da confiabilidade, podendo, ainda, por meio de efeito retroativo, subsidiar metodologias para o ensino e avaliação de PFOL nas universidades
Abstract: This thesis deals with the Portuguese Proficiency Test for Speakers of Other Languages - (ProPPor), which consists of a linguistic policy at the Federal University of Pampa (Unipampa), institutionalized by Ordinance/Unipampa nº 596, of April 1st, 2019. We define as main objective to analyze its elaboration and evaluation process. In line with the concepts of assessment and proficiency presented by Brow (1993; 2007), Schlatter (1999; 2009), Scaramucci (2000), Schoffen (2003; 2009); Schlatter et al. (2004); Prati (2007), Steigleder (2014), among other scholars in the field, in this qualitative research, classified in terms of objectives as descriptive-explanatory, we seek to develop a pilottest, applied in the 2/2019 edition, which involved the participation of 13 candidates, including 9 listeners and 4 deaf people. After the application, we start to collect the data, in order to analyze the performance of the candidates in the tasks. We Organized the responses and used the test of a listener candidate and a deaf person to apply the rubrics that assess the performance of the test subjects in the target language. From this, we triangulated the following data: preparation of the test, production of the evaluation rubrics and responses of the candidates to the tasks present in the edition. We conclude that this work guides the technical/ theoretical construction of the test and contributes to the democratization of the evaluation process. Finally, we propose recommendations for the preparation and evaluation of thenexteditions, in the light of the concepts defended in this study, since we understand them as a possibility of validating the criteria of practicality, reliability, and can also, through retroactive effect, subsidize methodologies for teaching and evaluating Portuguese for Speakers of Other Languages (PFOL) in universities.
metadata.dc.subject: Política linguística
ProPPor
Avaliação de proficiência
Rubricas
Linguistic policy
Proficiency assessment
Rubric
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: MACHADO, Douglas Machado. Processo de elaboração e avaliação de uma prova de proficiência em português para falantes de outras línguas no contexto da Unipampa. 215 f. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5598
metadata.dc.date.issued: 10-Dec-2020
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