Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/557
Tipo: | Dissertação |
Título: | O projeto “Mala encantada”: desenvolvendo estratégias voltadas ao letramento literário |
Autor(es): | Léo, Ana Rita Fagundes |
Primeiro Orientador: | Brasil, Valesca Irala |
Abstract: | O presente trabalho tem como objeto de estudo o letramento escolar, com foco no letramento literário voltado para o ―Projeto Mala Encantada‖ desenvolvido no 5º ano do Ensino Fundamental, em 2013, em escola de periferia, na cidade de São Gabriel R/S. A questão que norteou esse estudo fundamenta-se nas estratégias pedagógicas socialmente viáveis nesse contexto, considerando a importância de desenvolver as competências e habilidades de leitura e de escrita como instrumentos de mediação entre a construção da aprendizagem e a transformação do aluno frente à sociedade contemporânea. O objetivo central da pesquisa foi analisar estratégias didáticas utilizadas no processo de desenvolvimento do projeto a fim de gerar um material de autorregulação/ autoinstrucional para auxiliar estudantes do Ensino Fundamental com base nas estratégias previamente utilizadas na sala de aula. É uma pesquisa de cunho qualitativo, com fundamentação teórica amparada na pesquisa narrativa (LARROSA, 1994; SCHMIDT, 1990), estudos de letramento em uma abordagem sociocultural (BAKHTIN 2010, 1992; STREET 1984, 2014; ROJO, 2012; TFOUNI 2010; FREIRE 1987; KLEIMAN 1995, 2005, 2006; SOARES 1988, 2005, 2010), estudos de letramento em uma abordagem estética e criativa (ESTÉVEZ, 2009; FREIRE, 2014/ ALENCAR, 2002; BARBOSA, 2012) e estudos de letramento em uma abordagem literária (PAULINO, COSSON,2009, 2014, 1998 ; COELHO,1986; SARTRE,1993). Análise de textos produzidos pelos alunos (BALDI, 2012; 2012; BORDINI, 1986; RICARDOBORTONI, 2008). The present work aims to study the scholar literacy, focusing on literary literacy in "Mala Encantada" Project developed in 2013 in a 5th year of primary school situated outskirts of São Gabriel, RS. The question that guided this study is based on socially viable pedagogical strategies in this context, considering the importance of developing the skills, such as reading and writing skills, as tools for mediation between the construction of learning and transformation of the student in a contemporary society. The central objective of the research was to analyse teaching strategies used during the project development in order to generate a self-regulating material / auto instructed to assist students of elementary school based on strategies previously used in classes. This research is a qualitative research with the theoretical foundation based on a narrative research narrativa (LARROSA, 1994; SCHMIDT, 1990), literacy studies in a sociocultural approach (BAKHTIN 2010, 1992; STREET 1984, 2014; ROJO, 2012; TFOUNI 2010; FREIRE 1987; KLEIMAN 1995, 2005, 2006; SOARES 1988, 2005, 2010), literacy studies based on a creative and aesthetic approach criativa (ESTÉVEZ, 2009; FREIRE, 2014/ ALENCAR, 2002; BARBOSA, 2012), and literacy studies based in a literary approach (PAULINO, COSSON,2009, 2014, 1998 ; COELHO,1986; SARTRE,1993). Analysis of texts produced by students (BALDI, 2012; 2012; BORDINI, 1986; RICARDO-BORTONI, 2008). |
Palavras-chave: | Leitura Escrita Didática Estratégias didáticas Material de autorregulação Autorregulação Educação Letramento Projeto de letramento Letras Docência Línguas Literacy project Reading Writing Teaching strategies Self-regulation material Education Lliteracy Self-regulation Letters Teaching Languages |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/557 |
Data do documento: | 8-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Línguas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - O Projeto Mala Encantada - Desenvolvendo Estratégias Voltadas ao Letramento Literário.pdf | Dissertação apresentada como requisito à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Línguas, linha de pesquisa Interculturalidade, Discurso e Cognição do Curso de PósGraduação do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa | 22.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons