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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Inclusão no ensino superior: aspectos práticos e formativos
metadata.dc.title.alternative: Inclusion in higher education: practical and formative aspects
Autor(es): Rosa, Carla Marielly
Primeiro Orientador: Folmer, Vanderlei
metadata.dc.contributor.advisor2: Copetti, Jaqueline
Resumo: O estudo sobre a inclusão nas diferentes esferas de ensino mostra-se como um desafio na definição de um corpo teórico específico e de estudos científicos. Revela-se como um campo de pesquisa rico em oportunidades e belezas a serem observadas. A presente dissertação tem como objetivo diagnosticar a realidade da inclusão no Ensino Superior avaliando as condições de acessibilidade e equidade a partir da percepção de discentes de licenciatura. Realizada em duas etapas, no primeiro momento objetivou o diagnóstico da realidade da inclusão avaliando as condições de acessibilidade e equidade a partir da percepção de discentes de licenciatura. Na segunda etapa, investigou o papel da formação docente na prática inclusiva. Com o objetivo de validar os resultados antes das etapas de coletas de dados foram realizadas atividades de contextualização com estudantes de licenciatura em Ciências da Natureza em uma turma que acompanha a realidade do processo inclusivo de um estudante com Deficiência Visual. O estudo foi realizado no ano de 2018 e para a análise dos resultados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. De acordo com os resultados destaca-se que as dificuldades apresentadas no Ensino Superior não são distantes do Ensino Regular. Dentre elas a necessidade de ajustes, investimentos em recursos materiais e humanos, mas principalmente de formação docente. Com relação à formação, a distância entre a teoria e a prática ainda parece ser um dos maiores desafios para educação inclusiva. A partir destes resultados conclui-se que existe a necessidade emergente de mudanças estruturais e culturais com relação à inclusão, iniciando pelo currículo dos cursos de licenciatura. Porém, sempre é necessário destacar que a maior dificuldade ainda é de compreender o estudante com deficiência como um sujeito capaz de desenvolver habilidade e construir aprendizagens. Neste sentido, é possível afirmar que para que as mudanças estruturais, pedagógicas, formativas aconteçam é necessário que a mudança cultural preceda e se consolide.
Abstract: The study on inclusion in the different spheres of education appears to be a challenge in the definition of a specific theoretical framework and scientific studiesIt reveals itself as a field of research rich in opportunities and beauties to be observed. The present dissertation aims to diagnose the reality of inclusion in Higher Education evaluating the conditions of accessibility and equity from the perception of undergraduate students.It was carried out in two stages at the first moment, aiming at the diagnosis of the reality of inclusion, evaluating the conditions of accessibility and equity from the perception of undergraduate students. In the second stage, he investigated the role of teacher education in inclusive practice. In order to validate the results before the data collection stages, contextualization activities were carried out with undergraduate students in Nature Sciences in a class that accompanies the reality of the inclusive process of a student with Visual Impairment.The study was carried out in the year 2018 and for the analysis of the results, the Discursive Textual Analysis was used. According to the results it is highlighted that the difficulties presented in Higher Education are not far from Regular Education. Among them the need for adjustments, investments in material and human resources, but mainly teacher formation. With regard to distance learning between theory and practice still seems to be one of the greatest challenges for inclusive education. From these results it is concluded that there is an emerging need for structural and cultural changes in relation to inclusion, starting with the curriculum of undergraduate courses. However, it is always necessary to point out that the greatest difficulty is still to understand the disabled student as a subject capable of developing skill and learning. In this sense, it is possible to affirm that for structural, pedagogical and formative changes to take place, cultural change must precede and consolidate.
metadata.dc.subject: Inclusion
Higher education
Teacher
Training
Inclusive practices
Inclusão
Ensino superior
Formação docente
Práticas inclusivas
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: ROSA, Carla Marielly. Inclusão no ensino superior: aspectos práticos e formativos. 85 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5557
metadata.dc.date.issued: 2019
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CARLA MARIELLY ROSA ate AGO 2022.pdf1.69 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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