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Tipo: Dissertação
Título : A mobilidade acadêmica outgoing na Universidade Federal do Pampa: olhares discentes
Autor(es): Pinheiro, Paula Oliveira
Primeiro Orientador: Mello, Elena Maria Billig
1° Membro da banca: Mello, Elena Maria Billig
2° Membro da banca: Luce, Maria Beatriz Moreira
3° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
4° Membro da banca: Morais, Katia Vieira
Resumo: O presente trabalho tem como intuito identificar como a mobilidade acadêmica internacional (MAI) contribui para o desenvolvimento (pessoal, acadêmico e profissional) dos discentes que realizaram período de estudos no exterior pela Universidade Federal do Pampa. A internacionalização do ensino superior é importante fator de inserção das Instituições de Ensino Superior no cenário mundial e a mobilidade acadêmica é uma das principais ações de fomento à internacionalização. O referencial teórico foi baseado principalmente em Altbach (1998, 2016), Knight (2003, 2004, 2008), Stallivieri (2014, 2017) no que tange à internacionalização do ensino superior, Stallivieri (2014, 2017), Morosini (2019), Unesco (2009), Nascimento et al. (2004) e Freitas (2009), que tratam da mobilidade acadêmica internacional, e sobre inovação pedagógica em Leite; Genro; Braga (2011), Cunha (2006, 2018), Forster et al (2006) Leite & Fernandes (2011) e Fernandes, Zanche e Konarzewski (2006). A pesquisa é do tipo estudo de caso (YIN, 2015; MINAYO, 2005). Os instrumentos utilizados para o levantamento de dados são questionário, entrevista e análise documental, tendo como sujeitos estudantes da Unipampa que realizaram mobilidade no exterior. A análise documental foi aplicada em normativas institucionais, buscando compreender de que forma a instituição fomenta a internacionalização e a MAI. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa. A análise foi realizada com a aproximação da Análise Textual Discursiva – ATD, com base em Moraes e Galiazzi (2016) e Lima et al. (2019). Quatro categorias de análise da MAI foram organizadas: MAI no contexto pessoal; MAI no contexto acadêmico; MAI como possibilidade de inovação pedagógica e MAI no contexto profissional. As contribuições da MAI no contexto pessoal estão relacionadas com o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuem para uma melhor relação com o outro e com o mundo. No contexto acadêmico os relatos mostraram que poder estudar em instituições estrangeiras bem conceituadas e com professores renomados fez muita diferença na vida acadêmica destes estudantes, pois contribui para o desenvolvimento de diferentes concepções em torno dos conhecimentos da área. No que se refere ao contexto profissão constata-se que a realização da MAI faz diferença no currículo e em processos seletivos, sendo que essa experiência contribui muito para ingresso no mercado de trabalho, principalmente, pela fluência em línguas e pela capacidade de trabalhar em meio à diversidade. Identifica-se que a mobilidade acadêmica internacional constitui inovação pedagógica quando incentiva o protagonismo do estudante, reconfigura os saberes, fomenta a gestão participativa e, principalmente, rompe com as formas tradicionais de ensinar e aprender. Observou-se que a MAI outgoing é pouco explicitada nas normativas institucionais analisadas.
Resumen : This work aims to identify how international academic mobility contributes to personal, academic and professional development of students at Universidade Federal do Pampa who undertook a period of study abroad. Internationalization of higher education represents an important asset as to insert Higher Education Institutions in a global perspective, and academic mobility being one of the most relevant actions in promoting internationalization. The theoretical framework is based mainly on Altbach (1998, 2016), Knight (2003, 2004, 2008, 2020), Stallivieri (2014, 2017) in regards to internationalization of higher education, Stallivieri (2014, 2017), Morosini (2019) UNESCO (2009), Nascimento et al. (2004) and Freitas (2009) who approach international academic mobility and Leite; Genro; Braga (2011), Cunha (2006, 2018), Forster et al. (2006) Leite & Fernandes (2011) e Fernandes, Zanche e Konarzewski (2006) who discuss pedagogical innovation. The research is a case study (YIN, 2015; MINAYO, 2005). The data collection was made through surveys, interviews and documents analysis. The subjects are Unipampa undergraduate students who participated in international mobility programs, and the institution’s regulations were the focus of the documents analysis. This is a qualitative research, of qualitative and quantitative data. The data analysis was done by approximation with Discursive Textual Analysis – ATD, based on Moraes and Galiazzi (2016) and Lima et al. (2019). Four categories for International Academic Mobility (MAI) were organized: MAI in a personal setting; MAI in the academic context; MAI as a possibility for pedagogical innovation and MAI in a professional setting. MAI contributions in a personal setting are related to the improvement of skills and abilities hat convey to a better interaction with the other and the world. In the academic setting, reports have shown that the experience of studying in well ranked international institutions impacts positively in their academic life. Concerning the professional setting, it is realized that MAI represents and advantage in the job search, mainly due to languages skills and the ability to work in the most diverse situations. It was identified that international academic mobility represents pedagogical innovation when highlights the student as the protagonist, reconstructs knowledge, encourages shared management and, most of all, erupts the traditional teaching and learning. It was noticed that outgoing MAI is rarely present in the institutional regulations approached.
Resumen: Este trabajo tiene el objetivo de identificar cómo la movilidad académica internacional contribuye al desarrollo (personal, académico y profesional) de los estudiantes que realizaran un período de estudios en el exterior por la Universidade Federal do Pampa. La internacionalización de la educación terciaria es importante factor de inserción de las Instituciones de Educación Terciaria en el escenario mundial y la movilidad académica es una de las principales acciones de fomento a la internacionalización. El referencial teórico está basado especialmente en Altbach (2016, 1998), Knight (2008, 2004, 2003), Stallivieri (2017, 2014) en relación a la internacionalización de la educación terciaria, Stallivieri (2017, 2014), Morosini (2019), Unesco (2009), Nascimento et al (2004) e Freitas (2009) que tratan de la movilidad académica internacional y sobre la innovación pedagógica Leite, Genro y Braga (2011), Cunha (2018, 2006). La investigación es del tipo estudio de caso (YIN, 2015; MINAYO, 2005). Los instrumentos utilizados para el levantamiento de los datos fueron cuestionario, entrevista y análisis documental, y tuvo como sujetos estudiantes de Unipampa que realizaron movilidad en el exterior. El análisis documental se ha aplicado en reglamentos institucionales, donde se buscó comprender como la institución fomenta la internacionalización y la MAI. La investigación tuvo abordaje cualitativo, con datos cuali-cuanti. El análisis de los datos fue realizado con la aproximación del Análisis Textual Discursivo – ATD, con base en Moraes e Galiazzi (2016) y Lima et al. (2019). Cuatro categorías de análisis de MAI se organizaron: MAI en el contexto personal; MAI en el contexto académico; MAI como posibilidad de innovación pedagógica y MAI en el contexto profesional. Las contribuciones de la MAI en el contexto personal están relacionadas con el desarrollo de habilidades y competencias que contribuyen a una mejor relación con el otro y con el mundo. En el contexto académico, los relatos han mostrado que el hecho de poder estudiar en instituciones extranjeras bien conceptuadas y con maestros de renombre hace mucha diferencia en la vida académica de estos estudiantes. No que se refiere al contexto profesional, se ha constatado que la realización de MAI hace diferencia también en el currículo y en los procesos selectivos, siendo que esta experiencia contribuye para la entrada en el mercado de trabajo, en especial, por la fluencia en lenguas y por la capacidad de trabajar en medio a la diversidad. Se ha identificado que la movilidad académica internacional constituya una innovación pedagógica en el momento que incentiva el protagonismo del estudiante, reconfigura los saberes, fomenta la gestión participativa y, principalmente, rompe con las formas tradicionales de enseñar y aprender. Se observó que la MAI outgoing es poco explicitada en las normativas institucionales analizadas.
Palabras clave : Mobilidade acadêmica internacional outgoing
Internacionalização do ensino superior
Inovação pedagógica
Movilidad académica internacional outgoing
Internacionalización de la educación terciaria
Innovación pedagógica
International Academic Mobility outgoing
Internationalization of Higher Education
Pedagogical Innovation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citación : PINHEIRO, Paula Oliveira. A mobilidade acadêmica outgoing na Universidade Federal do Pampa: olhares discentes. 223 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5491
Fecha de publicación : 15-dic-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Ensino

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