Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5483
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação permanente: desafios e potencialidades no processo de transformação das práticas de saúde mental
Otros títulos : Permanent education: challenges and potentialities in the process of transforming mental health practices
Autor(es): Araújo, Anelize Carneiro
Primeiro Orientador: Siniak, Débora Schlotefeldt
Resumo: O cuidado em saúde mental tem passado por diversas transformações conceituais nos últimos anos, as mudanças de comportamento das pessoas diante das práticas na saúde mental é um processo complexo, onde envolvem várias mudanças comportamentais e culturais que consequentemente gera insegurança e resistência dos profissionais. A capacitação, o treinamento contínuo da equipe, visa mudança de atitude, valores, objetivos e habilidades que procura sobressair nos princípios e na reorientação das políticas de saúde mental. O presente estudo tem como objetivo conhecer as percepções dos profissionais de um CAPS AD acerca do preparo para o cuidado a usuários de substâncias psicoativas, conhecer quais dispositivos e estratégias de cuidado são realizadas pelos profissionais no cotidiano do serviço, verificar se os profissionais do CAPS AD obtiveram alguma qualificação ou capacitação na área de atuação, conhecer quais as limitações e dificuldades enfrentadas pela equipe para a prestação do cuidado aos usuários de substâncias psicoativas e investigar qual a concepção dos profissionais acerca do papel da educação permanente na práxis do cuidado. Este é um estudo qualitativo, exploratório, que foi realizado em um CAPS AD de um município da fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul no mês de agosto de 2016. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista não estruturada. Participaram do estudo dez trabalhadores de diferentes categorias profissionais. Para a análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo. A partir dos dados coletados realizou-se a divisão em três categorias temáticas, sendo elas: conhecendo a equipe: formação em Saúde Mental e experiências pregressas dos profissionais, assistência prestada ao usuário do CAPS AD através das tecnologias leves e educação permanente como estratégia para qualificação do cuidado: desafios e potencialidades. Os profissionais do CAPS AD apresentam grande interesse em participar de processos de educação permanente, o interesse em qualificar-se possibilita a mudança das suas práticas, por outro lado, pode-se acreditar que a educação permanente desses trabalhadores exige mais que ações educativas, cursos preparatórios, é preciso ter apoio para a construção de sistemas integrais de educação permanente no âmbito do próprio serviço, para que possam auxiliá-los tanto no conhecimento quantos nas estratégias do cuidado, favorecendo a troca de experiência entre os serviços de saúde e a equipe.
Resumen : Mental health care has undergone several conceptual transformations in recent years, changes in people's behavior regarding mental health practices is a complex process, involving several behavioral and cultural changes that consequently generates insecurity and resistance from professionals. The training, the continuous training of the team, aims at changing attitudes, values, objectives and skills that seeks to excel in the principles and in the reorientation of mental health policies. The present study aims to know the perceptions of professionals in a CAPS AD about the preparation for the care of users of psychoactive substances, to know which devices and strategies of care are performed by professionals in the daily service, to verify if the professionals of CAPS AD they obtained some qualification or qualification in the area of expertise, to know the limitations and difficulties faced by the team for the provision of care to users of psychoactive substances and to investigate the conception of the professionals regarding the role of permanent education in the practice of care. This is a qualitative, exploratory study, which was carried out in a CAPS AD in a municipality on the western border of the state of Rio Grande do Sul in August 2016. For data collection, an unstructured interview was conducted. Ten workers from different professional categories participated in the study. For data analysis, content analysis was used. From the data collected were divided into three thematic categories, namely: knowing the team: training in Mental Health and past experiences of professionals, assistance provided to CAPS AD users through light technologies and permanent education as a strategy for qualifying care: challenges and potential. CAPS AD professionals have a great deal of interest in participating in permanent education processes, the interest in qualifying makes it possible to change their practices, on the other hand, it can be believed that the permanent education of these workers requires more than educational actions, preparatory courses, it is necessary to have support for the construction of comprehensive permanent education systems within the service itself, so that they can assist them both in knowledge and in care strategies, favoring the exchange of experience between health services and staff.
Palabras clave : Educação permanente
Substâncias psicoativas
Mental health
Permanent education
Psychoactive substances
Saúde mental
Enfermagem
Nursing
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citación : ARAÚJO, Anelize Carneiro Educação permanente: desafios e potencialidades no processo de transformação das práticas de saúde mental. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5483
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANELIZE CARNEIRO ARAÚJO.pdf444.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.