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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos)
Autor(es): Silva, Jean Lucas Azambuja da
Primeiro Orientador: Beras, César Andre Luiz
1° Membro da banca: Klein, Eloísa Joseane da Cunha
2° Membro da banca: Comassetto, Leandro Ramires
Resumo: Nos últimos anos um fenômeno vem chamando a atenção dos públicos. Porém, além desses públicos, investidores e patrocinadores também têm se voltado para este acontecimento: os eSports, esportes eletrônicos disputados através de jogos online que compreendem elementos característicos dos esportes tradicionais como jogadores profissionais, equipes técnicas, jogadores reservas, centros e rotinas de treinamento, patrocinadores e apoiadores, cobertura midiática, transmissões ao vivo com grandes audiências e torcedores. Desde 2014 os índices de audiência vêm alcançando grandes números, dessa forma, empresas pertencentes aos conglomerados midiáticos mundiais passaram a apostar na produção de conteúdo midiático e jornalístico sobre o tema. Nesse contexto, nos questionamos: Como o jornalismo digital aborda os eSports? Considerando que o jornalismo é uma atividade que acompanha a sociedade e aborda os temas relevantes de serem informados, bem como a gênese dos esportes eletrônicos que partem dos jogos digitais, e são vistos pelos mais conservadores como “apenas um jogo”, mas que movimenta quantias financeiras enormes ao redor do mundo. Para encontrarmos as respostas para esta questão, nos orientamos a partir de três hipóteses: 1) O jornalismo digital aborda a redação jornalística sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas; 2) O jornalismo digital aborda a apuração das informações sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas; 3) O jornalismo digital aborda a pauta jornalística sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas. Afim de comprovar tais hipóteses, observou-se a necessidade de analisar as produções relacionadas a eSports na cobertura jornalística de esportes no site do canal SporTV, com o objetivo de identificar se as práticas jornalísticas básicas de uma redação podem ser encontradas em suas narrativas. De acordo com o exposto, este trabalho se divide em quatro capítulos que visam responder a tais questionamentos. Parte-se da contextualização da Era da Informação segundo Castells (1999) onde Lévy (1999) e Jenkins (2009) contribuem com as reflexões sobre o ciberespaço, cibercultura e uma sociedade da convergência, de modo que explicam o surgimento da sociedade que possibilita uma prática virtual como os eSports. Num segundo momento, apresenta-se a gênese dos eSports, a partir de Wagner (2006), Jensen (2017) e Pereira (2014) que explicam como essa prática se desenvolveu, culminando em sua esportivização, profissionalização e sua mercantilização. Por fim, apresentamos a metodologiautilizada nesta pesquisa, que parte de uma técnica de pesquisa a partir da análise documental proposta por Gil (2008) e de uma técnica de uma técnica de análise a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), as quais aplicamos a nove reportagens do site SporTV, nosso objeto de pesquisa, uma vez que representa um conglomerado midiático de grande reconhecimento no público consumidor de jornalismo esportivo. Ao final de nossa análise, pudemos concluir que o veículo se empenha na produção, ainda que sua fidedignidade às práticas jornalísticas se mostre parcial.
Resumen : In recent years a phenomenon has attracted the attention of the public. However, beyond these audiences, investors and sponsors have also turned to this event: eSports, electronic sports played through online games that include elements characteristic of traditional sports such as professional players, coaches, reserve players, training centers and routines, sponsors and sup-porters, media coverage, live broadcasts with audiences and fans. Since 2014, the audience ra-tings have been reaching high rates, so companies belonging to the global media conglomerates started to invest in the production of media and journalistic content on the subject. In this con-text, we ask ourselves: How does digital journalism approach eSports?, whereas journalism is an activity that accompanies society and addresses the relevant topics of being informed, as well as the genesis of electronic sports that depart from digital games, and are viewed by the most conservative as “just a game”, but one that moves numbers huge financial markets around the world. In order to find the answers to this question, we are guided by three hypotheses: 1)Di-gital journalism approaches the journalistic writing about eSports in a reliable way to journa-listic practices; 2) Digital journalism approaches the verification of information about eSports in a reliable way to journalistic practices; 3) Digital journalism approaches the eSports journa-listic agenda in a way that is reliable to journalistic practices. In order to prove such hypothe-sis, bservor the need to analyze eS ports - related productions has news value in sports journa-listic coverage on the SporTV channel's website in order to identify whether the basic journa-listic practices of a newsroom can be found in their narratives. Accordingly, this paper is divi-ded into four chapters that aim to answer such questions. It starts from the contextualization of the Information Age according to Castells (1999) where Lévy (1999) and Jenkins (2009) con-tribute to the reflections on cyberspace, cyberculture and a society of convergence, so that they explain the emergence of society that enables a virtual practice like eSports. In a second mo-ment, we present the genesis of eSports, from Wagner (2006), Jensen (2017) and Pereira (2014) that explain how this practice developed, culminating in its professionalization and its commer-cialization. Finally, we present the methodology used in this research, which starts from a rese-arch technique based on the documentary analysis proposed by Gil (2008) and a technique of an analysis technique based on the content analysis proposed by Bardin (1977), which we ap-plied to nine reports from the SporTV site, our research object, since it represents a media con-glomerate of great recognition in the sports journalism consuming public. At the end of our analysis, we could conclude that the vehicle is engaged in production, even though its reliability to journalistic practices is partial.
Palabras clave : Jogos eletrônicos
Mídia digital
Jornalismo
Esportes
Video games
Digital media
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : SILVA, Jean Lucas Azambuja da. A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos). 2019. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5447
Fecha de publicación : 5-dic-2019
Aparece en las colecciones: Jornalismo

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