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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: I Encontro da Economia Criativa de Arroio Grande/RS
Autor(es): Schuster, Samanta Furtado
Primeiro Orientador: Severo, Patrícia Schneider
1° Membro da banca: Severo, Patrícia Schneider
2° Membro da banca: Carvalho, Alexandre Caldeirão
3° Membro da banca: Spohr, Natali Braga
Resumo: O presente trabalho aborda o tema “economia criativa” no município de Arroio Grande/RS e tem como principal objetivo planejar o “I Encontro da Economia Criativa de Arroio Grande/RS”. Especificamente, objetiva-se destacar a importância dos profissionais ligados à economia criativa para a geração de renda e para o desenvolvimento econômico do município; promover uma rede de contatos entre os profissionais da economia criativa e divulgar o trabalho que se desenvolve através de inúmeras atividades culturais e linguagens artística tanto local, como nacional e internacionalmente. Em parceria com a Secretaria de Cultura do município, o evento terá como pautas o trabalho na informalidade e a importância da identidade visual para a comercialização de produtos e serviços. Segundo o IPEA (2013) estima-se que a economia criativa formal represente entre 1,2% e 2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, empregue aproximadamente 2% da mão de obra e responda por 2,5% da massa salarial formal. Na oportunidade, também será lançado o “Catálogo da Economia Criativa de Arroio Grande/RS”, um guia que disponibilizará dados básicos dos profissionais da economia criativa, mapeados pela Secretaria de Cultura, e suas respectivas atividades, uma forma de apresentar à sociedade arroio-grandense as possibilidades e as potencialidades do município. Em relação ao método da pesquisa, esta se caracteriza como qualitativa, aplicada, com objetivos exploratórios e descritivos e procedimentos bibliográficos, documentais e de pesquisa de campo. Ademais, foi realizada uma survey com os profissionais locais a fim de mapear, caracterizar e sensibilizar o público-alvo do projeto em relação ao evento. Ressalta-se a escassez de conhecimentos sobre a abordagem da economia criativa no município de Arroio Grande, visto que muitos destes trabalhadores não reconhecem seu ofício como uma alternativa de renda para si e para a sua família. Espera-se, assim, que a partir da visão das atividades culturais e linguagens artísticas como fontes de geração de renda (economia criativa), haja um estímulo ao desenvolvimento econômico do município de Arroio Grande a partir destas pessoas que geram renda, criam empregos e promovem a fruição cultural.
Abstract: El presente trabajo aborda el tema “economía creativa” en el municipio de Arroio Grande / RS y su principal objetivo es planificar el “I Encuentro de Economía Creativa de Arroio Grande / RS”. En concreto, el objetivo es resaltar la importancia de los profesionales vinculados a la economía creativa para la generación de ingresos y para el desarrollo económico del municipio; promover una red de contactos entre profesionales de la economía creativa y difundir el trabajo que se desarrolla a través de numerosas actividades culturales y lenguajes artísticos tanto a nivel local, nacional como internacional. En alianza con la Secretaría Municipal de Cultura, el evento se centrará en la informalidad y la importancia de la identidad visual para la venta de productos y servicios. Según IPEA (2013) se estima que la economía creativa formal representa entre el 1,2% y el 2% del Producto Interno Bruto (PIB) brasileño, emplea aproximadamente al 2% de la población activa y representa el 2,5% de la masa salarial. formal. En la ocasión, también se lanzará el “Catálogo de la Economía Creativa de Arroio Grande / RS”, una guía que pondrá a disposición datos básicos de los profesionales de la economía creativa, mapeados por la Secretaría de Cultura, y sus respectivas actividades, una forma de presentar al arroyo- grandense las posibilidades y potencialidades del municipio. En cuanto al método de investigación, se caracteriza por ser cualitativo, aplicado, con objetivos exploratorios y descriptivos y procedimientos de investigación bibliográfica, documental y de campo. Además, se realizó una encuesta con profesionales locales con el fin de mapear, caracterizar y sensibilizar al público objetivo del proyecto en relación al evento. Es de destacar el desconocimiento sobre el abordaje de la economía creativa en el municipio de Arroio Grande, ya que muchos de estos trabajadores no reconocen su profesión como una alternativa de ingreso para ellos y su familia. Así, se espera que desde la perspectiva de las actividades culturales y los lenguajes artísticos como fuentes de generación de ingresos (economía creativa), se estimule el desarrollo económico del municipio de Arroio Grande a partir de estas personas que generan ingresos, crean empleo y promover el disfrute cultural.
Palavras-chave: Economia criativa
Desenvolvimento econômico
Trabalho informal
Identidade visual
Arroio Grande, RS
Economía creativa
Desarrollo económico
Trabajo informal
Identidad visual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: SCHUSTER, Samanta Furtado. I Encontro da Economia Criativa de Arroio Grande/RS. 61p. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5403
Data do documento: 9-Dez-2020
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