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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5351
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Educação na escola: práticas para discutir a violência contra a mulher |
Otros títulos : | School education: practices to discuss violence against woman |
Autor(es): | Recart, Felipe Eduardo de Lima |
Primeiro Orientador: | Poll, Márcia Adriana |
Resumo: | Existem diversas formas de expressão da violência contra a mulher: agressão física, abuso exual, exploração sexual, violência psicológica, física e violência institucional. Frente a este contexto o presente estudo objetivou avaliar uma atividade de intervenção realizada em âmbito escola a fim de compreender como as adolescentes vivenciam este problema epidemiológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Para a realização da coleta dos dados foi selecionada uma escola entre as dez escolas urbanas municipais de ensino fundamental por meio de seleção por conveniência, localizadas no extremo Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os participantes considerados para a pesquisa, foram 120 alunos do oitavo ano, de ambos os sexos, regularmente matriculado na escola piloto. O instrumento utilizado nesta pesquisa constitui-se de dezessete questões na parte 1 (Dados Sóciodemográficos) e de oito questões relacionadas a violência contra a mulher, na Parte 2, elaborado pelo pesquisador. O projeto foi aprovado noComitê de Ética em Pesquisa (CEP) pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, sob parecer 392.235 de 12/09/2013. O total de participantes ao final foi de 15 alunos, sendo 8 do sexo masculino e 7 do sexo feminino, com idade entre 12 e 15 anos. Quando perguntados sobre sua cor de pele, 8 dizem ser brancos, 5 negros e 2 pardos. Quanto a renda familiar, o maior percentual foi entre 1 e 2 salários mínimos mensais, a constituição familiar apresenta apenas 6 com formação tradicional, pai e mãe. Entre as questões relacionadas ao trabalho, 6 dizem já ter realizado este tipo de atividade, sendo que 2 diz estar trabalhando atualmente. Dentre as questões sobre VCM, os adolescentes mostram-se confusos quanto a prática do abuso sexual, tendo a maioria identificado uma das situações de abuso, ainda que 2 afirmam achar relações entre pessoas do mesmo sexo um tipo de abuso, quanto a recusa, 100% considerou abuso obrigar a companheira após intervenção, mudando a margem de 93,33% anterior. Chama atenção que 12,50% considera o abusado culpado, sendo a justificativa para este ato, o fato de não denunciar a agressão. Mesmo após intervenção, 40% dos jovens afirmam ser justificável a agressão física contra a mulher em caso de traição, uma nítida expressão da desigualdade de gênero. A maior mudança após a intervenção foi quanto a identificação aos tipos de exploração sexual, sendo significativa a percepção destes quanto estas práticas. Conclui-se que a mudança na percepção dos adolescentes frente a violência contra a mulher é complexa e está intrínseca na cultura da sociedade e consequentemente diminuir atitudes de risco frente este grave problema social, se torna uma atividade a ser trabalhada ao longo dos anos escolares, abrangendo diferentes atores, como a família e entidades públicas. O projeto em si, visa dar encaminhamentos no que tange a implementação do Projeto Político Pedagógico na escola piloto e de modelo as demais escolas do município em estudo. Bem como, subsídios para a construção de políticas públicas contemplando os fatores socioambientais que levam as causas externas, especificamente a VCM. |
Resumen : | There are several ways of expression of the violence against women: physical agression, sexual abuse and exploitation, psychologic, physical and institucional abuse. given this context, this study aimed to evaluate an intervention activity carried out in a school environment in order to understand how adolescents experience this epidemiologic problem. It is a qualitative, exploratory and descriptive research. To perform the data collection it was selected a school among the ten municipal urban elementary schools through convenience selection, located on the extreme western Rio Grande do Sul State. The populacion taken into considerariam for the survey was composed by 120 students in the eighth grade of both sexes, regularly enrolled in the pilot school. The instrument used on this survey consists on seventeen questiona on parte 1 (Sociodemográficos Data) and eight questions related to violence against women, on part 2, elaborated by the researcher. The project was approved by the Research Ethics Committee (CEP) at the Federal University of Pampa – UNIPAMPA, on the advice 392,235 of Setember/12/2013. The participants of the research was 15 students, being 8 male and 7 female, aged between 12 and 15 years old. When asked about their skin color, 8 declared themselves white, 5 black and 2 brown. About family income, the highest percentagem was between 1 and 2 basic wages per month, the family constitution presentes only 6 wih traditional frame, father and mother. Among the questions related to work, 6 say they have already done this kind of activity, and 2 said to be currently working. Between the questions bout VAW, teenagers showed to be confused about the practice of sexual abuse, having in majority identified one of the situations of abuse, although 2 claim as a type of abuse the relation between peole of the same sex, as the refusal, 100% considere abusive to force the mate by the end of the research, changing the margin of 93.33% pre intervention. Draws attention that 12,50% considers the abused one guilty, being the justification to this act the fact of not denouncing the agression. Even after the intervention, 40% of the adolescents claims that is justificable the physical agression against the woman in case of adultery, a clear expressionismo of gender inequality. The biggest chance after the intervention was in the identification of the kinds of sexual exploitation, as significant the perception of the participants about this practices. It follows that the chance in the perception of this youngsters towards violence against women is complex and it is intrinsic in the society's cultura and consequently diminishing risk attitudes towards this serious social issue becomes an activity to be developed during scholar years, covering different factors, as familyand public entities. The project it self, aims to give referrals regarding the implementation of the Política Pedagogical Project in the pilot school and as a model for oher local schools under study. As well as subsides for the construction of public policies contemplating the social and environment issues that lead to externa causes, the VAW specifically. |
Palabras clave : | Enfermagem Saúde na escola Violência contra mulher Adolescentes Promoção em saúde Health in school Violence against woman Adolescents Health promotion Nursing |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citación : | RECART, Felipe Eduardo de Lima. Educação na escola: práticas para discutir a violência contra a mulher. 46p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5351 |
Fecha de publicación : | 2015 |
Aparece en las colecciones: | Enfermagem |
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