Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5319
Tipo: | Dissertação |
Título : | Design de uma sequência didático-pedagógica sobre evolução biológica: um convite à reflexão sobre raça |
Autor(es): | Concilio , Camila de Munhos |
Primeiro Orientador: | Barlette, Vania Elisabeth |
1° Membro da banca: | Barlette, Vania Elisabeth |
2° Membro da banca: | Pigatto, Aline Grohe Schirmer |
3° Membro da banca: | Freitas , Diana Salomão de |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo propor o design de uma sequência didático-pedagógica sobre evolução biológica, transversalizada pelo conceito de raça, voltada ao Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa é a pesquisa baseada em design (design-based research). Os princípios utilizados para o design são o uso de narrativas históricas combinando o uso da argumentação, o uso de simulações de processos biológicos através de jogos, o tema transversal raça, o trabalho colaborativo e cooperativo e a exposição dialogada. O modelo de design utilizado tem três fases: preliminar, prototipagem e avaliação. Na fase de prototipagem, fez-se o planejamento do protótipo de sequência didático-pedagógica e testes de implementação do protótipo com recolha de dados, análise e avaliação dos resultados de cada teste. Os participantes são alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas com diferentes realidades sócio educacionais da cidade de Bagé, RS. Os testes de implementação foram realizados no ano letivo de 2018. A avaliação das intervenções indicam que: (a) os alunos trazem crenças sobre a diversidade dos seres vivos que refletem a cultura em que estão inseridos; (b) a inclusão de recursos sensoriais nos simulacros de processos biológicos utilizados nas atividades pode facilitar a compreensão de noções conceituais que são importantes para o entendimento da teoria da evolução biológica; e, (c) a inserção da temática transversal raça pode contribuir de maneira importante para a formação de representações sociais não-racistas nos alunos. A avaliação da proposta de design indicou: (a) as atividades válidas tanto em sua dimensão cognitiva quanto em sua dimensão social, sendo que para a avaliação das atividades na dimensão cognitiva se verificou a frequência das respostas utilizando como critério os parâmetros científicos trazidos pela Biologia e, na dimensão social, a capacidade de elaborar justificativas coerentes às questões propostas, preferencialmente, de maneira ética e empática; (b) os princípios de design válidos para a amostra de participantes testados; (c) uma percepção positiva dos alunos acerca da proposta; e (d) ajustes na proposta podem ser feitos com novos ciclos de intervenção, avaliação e refinamentos. |
Resumen : | This study aims to propose the design of a didactic-pedagogical sequence on biological evolution, with a bias to the concept of race, focused on Elementary Education. Design-based research is adopted as a methodology whose guiding principles of design are the use of historical narratives with argumentation, games to simulate the biological processes, the concept of race, collaborative and cooperative work and dialogued classes. The design model used has three phases: preliminary, prototyping and evaluation. In the prototyping phase, the didactic-pedagogical sequence prototype was planned and implementation tests of this prototype were carried out, in which data collection, analysis and evaluation of results were carried out for each test. The participants are 7th grade students from two public schools with different socio-educational realities in the Bagé city, RS. The prototype implementation tests were carried out in the school year 2018. The evaluation of the interventions indicates that: (a) the students bring beliefs about the diversity of living beings that reflect the culture in which they are inserted; (b) the inclusion of sensory resources in the simulations of biological processes used in activities can facilitate the understanding of conceptual notions that are important to understanding the theory of biological evolution; and, (c) the concept of race can contribute in an important way to the formation of non-racist social representations in students. The evaluation of the proposal indicated that: (a) activities are valid in both the cognitive and social dimensions, considering the frequency of responses for the evaluation of activities in the cognitive dimension whose criteria are scientific parameters brought by Biology and, in the social dimension, the ability to develop consistent justifications for the proposed questions, preferably in an ethical and empathic way; (b) the design principles are valid for the sample of tested participants; (c) the students perceived the proposal in a positive way; and (d) adjustments can be made in the proposal design with new cycles of intervention, evaluation and refinements. |
Palabras clave : | Evolução biológica Raça Sequência didático-pedagógica Pesquisa baseada em design Jogos Ensino de ciências Biological evolution Race Didactic-pedagogical sequence Design-based research Games Science education |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citación : | CONCILIO, Camila Munhos de. Design de uma sequência didático-pedagógica sobre evolução biológica: um convite à reflexão sobre raça . 204 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5319 |
Fecha de publicación : | 26-feb-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS Camila Concilio 2020.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Pro. Edu. Camila Concilio 2020 .pdf | 6.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.