Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5314
Tipo: | Dissertação |
Título: | História em quadrinhos sobre o Bioma Pampa em Ciências da Natureza : uma proposta para o ensino fundamental |
Autor(es): | Machado, Bianca Larrea |
Primeiro Orientador: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
Coorientador: | Moura, Ana Carolina de oliveira Salgueira de |
1° Membro da banca: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
2° Membro da banca: | Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueira de |
3° Membro da banca: | Marranghello, Guilherme Frederico |
4° Membro da banca: | Colagrande, Elaine Angelina |
Resumo: | O uso das Histórias em Quadrinhos nas aulas de Ciências permite abordar os conteúdos de maneira lúdica, proporcionando a aprendizagem dos conteúdos científicos e estimulando a leitura, que por muitas vezes é uma habilidade negligenciada nesta área do conhecimento. Na presente pesquisa utilizou-se as Histórias em Quadrinhos como recurso didático no Ensino Fundamental, em uma turma de 5º ano, de uma escola do município de Dom Pedrito, na região da Campanha Gaúcha no Rio Grande do Sul. No caminho metodológico optou-se por coletar dados antes, durante e após a intervenção didática. As informações sobre o perfil dos alunos foram coletadas no início da intervenção didática através de um instrumento com perguntas abertas e fechadas. A avaliação da aprendizagem consistiu na comparação das respostas dos alunos no início e final da intervenção didática a partir do questionário sobre o Bioma Pampa que apresentou perguntas abertas, além disso, foram considerados os registros realizados por eles nos portfólios durante a intervenção. As impressões dos alunos sobre o uso das Histórias em Quadrinhos foram avaliadas através de perguntas abertas e fechadas também coletadas no final. Por fim, a relação dos alunos com a Natureza foi investigada através do questionário “minha relação com a natureza”, com uma versão aplicada no início e outra no final da intervenção didática e através da escala de inclusão ambiental também aplicada no início e final da intervenção. A análise dos dados contemplou a abordagem quantitativa (univariada) e qualitativas (análise de conteúdo, rubricas avaliativas e nuvem de palavras). A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que os alunos se apropriaram dos conceitos sobre o Bioma Pampa. Além disso, os dados indicaram que os alunos avaliaram positivamente o uso das Histórias em Quadrinhos nas aulas de Ciências. Verificou-se também o aumento da relação dos alunos com a Natureza após a intervenção didática. Por fim, destaca-se que neste trabalho foi disponibilizado aos professores e instituições interessadas, um gibi sobre o Bioma Pampa como produto desta pesquisa. |
Abstract: | The use of Comics in Science classes allows to approach the contents in a playful way, providing the learning of scientific contents and stimulating reading, which is often a neglected skill in this area of knowledge. In this research, Comic Stories were used as a didactic resource in Elementary School, in a 5th grade class, from a school in the city of Dom Pedrito, in the region of Campanha Gaúcha in Rio Grande do Sul. In the methodological path, it was decided to collect data before, during and after the didactic intervention. Information about the students' profile was collected at the beginning of the didactic intervention through an instrument with open and closed questions. The learning assessment consisted of comparing the responses of students at the beginning and end of the didactic intervention using the questionnaire on the Bioma Pampa that presented open questions, in addition, the records made by them in the portfolios during the intervention were considered. The students' impressions about the use of Comics were evaluated through open and closed questions also collected at the end. Finally, the students' relationship with Nature was investigated through the questionnaire “my relationship with nature”, with one version applied at the beginning and another at the end of the didactic intervention and through the environmental inclusion scale also applied at the beginning and end of the course. Data analysis included the quantitative (univariate) and qualitative (content analysis, evaluative rubrics and word cloud) approaches. From the results obtained it was possible to verify that the students appropriated the concepts about the Bioma Pampa. In addition, the data indicated that students positively assessed the use of Comics in Science classes. There was also an increase in the students' relationship with Nature after the didactic intervention. Finally, it is highlighted that in this work, a comic book about the Bioma Pampa was made available to interested teachers and institutions as a product of this research. |
Palavras-chave: | Recurso didático Gibi Aprendizagem ativa Didactic resource Comic Active learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Linguas |
Citação: | MACHADO, Bianca Larrea. História em quadrinhos sobre o Bioma Pampa em Ciências da Natureza : uma proposta para o ensino fundamental. 80 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5314 |
Data do documento: | 3-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO BIANCA MACHADO 2020.pdf | 3.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Prod. Edu. Bianca Machado 2020.pdf | 2.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.