Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5313
Tipo: | Dissertação |
Título : | A diferenciação entre os conceitos de temperatura e sensação térmica por meio de uma manifestação metereorológica à luz da teoria dos campos conceituais : uma investigação em uma escola do campo |
Autor(es): | Oliva, Izalina de Vargas |
Primeiro Orientador: | Dorneles, Pedro Fernando Teixeira |
1° Membro da banca: | Dorneles, Pedro Fernando Teixeira |
2° Membro da banca: | Pasqualetto, Terrimar Ignácio |
3° Membro da banca: | Barlette, Vania Elisabete |
4° Membro da banca: | Dias, Lisete Funari |
Resumo: | A presente dissertação buscou refletir sobre as possibilidades do uso da tecnologia, tendo como objetivo geral elaborar, implementar e avaliar situações-problemas para abordar conceitos de temperatura e sensação térmica no Ensino Fundamental, com o apoio de uma miniestação meteorológica controlada pela placa Arduino e o aplicativo Java Ardublock, tendo como referência a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Foi proposto e construído um produto educacional, que buscou abordar a diferenciação entre os conceitos de temperatura e sensação térmica. Sua implementação didática ocorreu em uma sala de aula regular do nono ano, do Ensino Fundamental, da escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes, no município de Dom Pedrito. A tecnologia da plataforma de prototipagem Arduino e a programação em blocos (aplicativo Ardublock) foram utilizados para a automação de uma miniestação meteorológica, visando potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Física envolvidos. Um dos objetivos foi desmistificar a ideia errônea de que os fenômenos físicos estudados na escola do campo não possuem ligações práticas na vida cotidiana dos alunos, além de investigar como o Ensino de Física pode ser ensinado de forma contextualizada na escola de Ensino Fundamental e como a utilização do aplicativo Ardublock (como recurso didático) pode promover contribuições nos conceitos de física. Pensando nesses objetivos, a partir da utilização de uma miniestação meteorológica automatizada com a placa microcontrolada Arduino e o aplicativo Ardublock, foi abordado um Campo Conceitual, de acordo com a Teoria dos Campo Conceituais de Gérard Vergnaud, a fim de proporcionar aos alunos um conjunto de situações-problemas voltadas para conceitualização de Temperatura e Sensação Térmica. Ao término da intervenção, foi possível perceber que o distanciamento entre o ensino de ciências e a realidade experienciada pelos alunos pode ser superado desde que o professor planeje suas aulas buscando dar significado, levando os alunos à compreensão do mundo em que vivem sem perder a cientificidade. |
Resumen : | This dissertation sought to reflect on the possibilities of using technology in science teaching, as well as its contributions in the school context. An educational product was proposed and built that sought to address the differentiation between the concepts of temperature and thermal sensation. The didactic implementation took place in a regular classroom in the ninth grade of Elementary School at the Municipal Rural Elementary School Sucession dos Moraes, in the city of Dom Pedrito. The technology of the Arduino prototyping platform and block programming (Ardublock application) were used for the automation of a meteorological mini station, aimed at enhancing the teaching and learning process of the involved physics concepts. One of the objectives was to demystify the erroneous idea that the physical phenomena studied at school do not have practical connections in the students' daily life, as well as to answer questions such as: Can Physics Teaching be taught in a contextualized way in elementary school? How to use technology to promote scientific knowledge? Can the use of the Ardublock application (as a teaching resource) promote contributions to the concepts of physics? Thinking about these questions, from the use of an automated meteorological mini-station with the Arduino board and the Ardublock application, a Conceptual Field was elaborated, according to Gérard Vergnaud Conceptual Field Theory, in order to provide students with a set of problem situations aimed at conceptualizing Temperature and Thermal Sensation. At the end of the intervention, it was possible to realize that the gap between science teaching and the reality experienced by students can be overcome as long as the teacher plans his classes seeking to give meaning, taking students to understand the world in which they live without losing scientific . |
Palabras clave : | Temperatura Sensação térmica Miniestação meteorológica Ardublock Teoria dos campos conceituais Temperature Thermal sensation Meteorological mini-Station Conceptual Field Theory |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citación : | OLIVA, Izalina de Vargas . A diferenciação entre os conceitos de temperatura e sensação térmica por meio de uma manifestação meteorológica à luz da teoria dos campos conceituais : uma investigação em uma escola do campo. 131 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5313 |
Fecha de publicación : | 13-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS Izalina Oliva 2020.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto Educacional_IZALINA_OLIVA.pptx | 5.94 MB | Microsoft Powerpoint XML | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.