Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5312
Tipo: Dissertação
Título : Desvendando o trânsito : uma sequência didática inspirada na metodologia de episódios de modelagem para o ensino de cinemática no ensino fundamental
Autor(es): Mello, Maria Aparecida Maia de
Primeiro Orientador: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
1° Membro da banca: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
2° Membro da banca: Freitas, Diana Paula Salomão de
3° Membro da banca: Machado, Mairon Melo
Resumo: O ensino da Física no Ensino Fundamental ainda apresenta uma abordagem distante da realidade dos alunos. Nos dias de hoje estabelecer uma conexão entre teoria e realidade no componente curricular de ciências no 9º ano é um desafio para os professores, principalmente pelo pequeno número de produções educacionais voltadas para a introdução à Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Desta forma, a presente dissertação tem por objetivo abordar a Física aplicada ao trânsito como uma proposta didática, partindo do contexto social dos alunos, para investigar a possibilidade de criar melhores condições para uma aprendizagem significativa, na acepção de Ausubel, em relação aos conceitos de referencial, movimento, repouso, tempo, posição, deslocamento, velocidade e aceleração. Para isso, realizamos uma intervenção pedagógica, na acepção de Damiani, constituída de uma sequência didática intitulada “Desvendando o trânsito”. Para a construção de tal sequência foram levados em conta o modelo proposto por Zabala e a metodologia de episódios de modelagem de Heidemann. A sequência foi dividida em sete módulos didáticos e um seminário de avaliação distribuídos nas etapas de discussão inicial, investigação e discussão final. Por fim, avaliamos a potencialidade da sequência didática no ensino da física aplicada ao trânsito para a promoção da aprendizagem significativa dos alunos. De acordo com os resultados encontrados podemos considerar que a sequência didática atingiu os objetivos previstos nos módulos didáticos e apresentou indícios de ocorrência de aprendizagem significativa. Como produção educacional gerada a partir desta pesquisa foi construída a sequência didática com o intuito de servir como uma ferramenta didática para professores da educação básica. Na discussão dos resultados, os alunos demonstraram que os alunos conseguiram olhar com criticidade sobre os aspectos socioambientais que estão intrinsecamente interligados com as possíveis causas dos acidentes na rodovia, além disso percebemos que a turma conseguiu analisar que uma pequena diferença acima da velocidade permitida já é suficiente para provocar graves acidentes.
Resumen : Physics teaching at school still presents a distant approach to the students' reality. Nowadays establishing a connection between theory and reality in the science curriculum component in the 9th grade is a challenge for teachers, mainly due to the small number of educational productions aimed at the introduction to Physics in the Final Years of Elementary School. Thus, this dissertation aims to approach Physics applied to traffic as a didactic proposal, starting from the students' social context, to investigate the possibility of creating better conditions for meaningful learning, in the sense of Ausubel, in relation to the concepts of referential, movement, rest, time, position, displacement, speed and acceleration. For this, we carried out a pedagogical intervention, in the sense of Damiani, consisting of a didactic sequence entitled “Unveiling the traffic”. For the construction of such a sequence, the model proposed by Zabala and Heidemann's modeling episodes methodology were taken into account. The sequence was divided into seven didactic modules and an evaluation seminar distributed in the stages of initial discussion, investigation and final discussion. Finally, we evaluated the potential of the didactic sequence in the teaching of physics applied to traffic to promote the students' meaningful learning. According to the results found, we can consider that the didactic sequence reached the objectives foreseen in the didactic modules and showed signs of occurrence of significant learning. As an educational production generated from this research, the didactic sequence was constructed in order to serve as a didactic tool for teachers of basic education. In discussing the results, the students demonstrated that the students were able to look critically at the socioenvironmental aspects that are intrinsically interconnected with the possible causes of accidents on the highway. Furthermore, we realized that the class managed to analyze that a small difference above the permitted speed is already enough to cause serious accidents.
Palabras clave : Modelagem científica
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Scientific modeling
Physics teaching
Meaningful learning
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citación : MELLO, Maria Aparecida Maia de. Desvendando o trânsito : uma sequência didática inspirada na metodologia de episódios de modelagem para o ensino de cinemática no ensino fundamental. 101f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5312
Fecha de publicación : 4-sep-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DIS Maria Aparecida Mello 2019.pdf2.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produção Educacional Maria Aparecida Maia de Melo.pps1.51 MBUnknownVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.