Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5258
Tipo: Dissertação
Título: Experiências pedagógicas com tecnologias digitais no 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública
Autor(es): Cruz, Gislei dos Santos
Primeiro Orientador: Machado, Juliana Brandão
1° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
2° Membro da banca: Pozzobon, Maria Cristina Cezar
3° Membro da banca: Bianchi, Paula
4° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo apresenta a pesquisa-intervenção realizada durante o Mestrado Profissional em Educação. O estudo versa sobre a era digital na educação. O trabalho teve como objetivo geral desenvolver dinâmicas na sala de aula com o uso das tecnologias digitais fundamentadas nos princípios da cibercultura. E como conceitos centrais a cibercultura, os dispositivos digitais móveis e a prática pedagógica. A pesquisa seguiu o procedimento metodológico intervencionista, desenvolvida em cinco encontros com 17 alunos do 1º Ano C da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, no município de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul. Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental e a entrevista e para a avaliação da intervenção foram utilizados a fotografia, a videogravação, a observação e o diário de campo. Os resultados apontaram duas categorias de análise: Uso dos dispositivos digitais móveis nas atividades do 1º Ano, Possibilidades e Limitações no uso da tecnologia digital móvel nas experiências pedagógicas com o de 1º Ano do Ensino Fundamental. Assim, o trabalho contribuiu para expressar que as tecnologias digitais podem ser usadas a favor do fomento das práticas de ensino aprendizagem nos anos iniciais.
Abstract: This Critical-Reflective Report presents the research-intervention carried out during the Professional Master's in Education. The study deals with the digital age in education. The work has the general objective of developing dynamics in the classroom with the use of digital technologies based on the principles of cyberculture. And the central concepts are cyberculture, mobile digital devices and pedagogical practice. The research followed the interventional methodological procedure, developed in five meetings with 17 students of the 1st Year C of the Municipal School of Elementary Education Marechal Castelo Branco, in the municipality of Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul. The instruments of data collection were the documentary analysis and the interview and for the evaluation of the intervention, photography, video recording, observation and the field diary were used. The results showed two categories of analysis: Use of mobile digital devices in the activities of the 1st Year, Possibilities and Limitations in the use of mobile digital technology in pedagogical experiences with the 1st Year of Elementary School. Thus, the work contributed to express that digital technologies can be used in favor of promoting teaching and learning practices in the early years.
Palavras-chave: Educação
Dispositivos Digitais Móveis
Anos Iniciais
Prática Pedagógica
Tecnologia Digital
Education
Mobile Digital Devices
Early Years
Pedagogical Practice
Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: CRUZ, Gislei dos Santos. Experiências pedagógicas com tecnologias digitais no 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública. 94p. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5258
Data do documento: 21-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GisleidosSantosCruz2020.pdfGislei dos Santos Cruz 20201.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.