???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5239
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: As experiências que constroem a prática pedagógica: um estudo etnográfico com professores de educação física do Município de Uruguaiana – RS
metadata.dc.title.alternative: The experience that build the pedagogical practice: an ethnographic study with physical education teachers from the Municipality of Uruguaiana - RS
Autor(es): Braga, Marília de Soares
Muler, Taís Prates
Primeiro Orientador: Bergmann, Mauren Lúcia de Araújo
Resumo: Falar sobre a prática pedagógica do professor é um processo que envolve sensibilidade e um olhar aberto sobre os aspectos que podem envolver essa prática, tendo em vista que ela não se forma a partir de uma experiência e sim de um conjunto de experiências. Ao longo do processo de investigação, o trabalho de campo apontou para questões que podem influenciar a prática docente, entendida, nesta experiência, a partir da história de vida do professor com a Educação Física, sua formação inicial, o caminho profissional e formação continuada, com propósito de compreender os fatores que influenciam a prática docente dos professores de Educação Física de escolas públicas do Município de Uruguaiana – RS. Este estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico realizado com seis professores de Educação Física do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano). Para a coleta das informações, utilizamos uma ficha de observação e entrevista semiestruturada além do registro de situações e diálogos nos diários de campo. As observações foram sistemáticas e não participante, totalizando aproximadamente 65 horas. Após as observações das práticas pedagógicas dos docentes, realizamos a entrevista semiestruturada que possibilitou uma melhor compreensão do contexto observado. Percorrendo essa trajetória, percebemos que a história de vida dos docentes com as experiências na educação básica provocam recordações que são refletidas na prática docente: a forte influência dos esportes, conteúdos sobre os quais escolheram desenvolver em suas aulas, o que implica no uso de determinados espaços e materiais. Conforme avançamos no trabalho de campo e análise das informações, percebemos que essa influência continuou sendo reforçada durante a graduação desses professores. No entanto, enxergamos algumas experiências discretas, diferentes do ensino esportivizado que tiveram na formação inicial, como o trabalho de temas transversais, o trabalho coletivo com docentes de outras disciplinas e a abordagem de conteúdos da dimensão conceitual.
Abstract: Talking about the teacher's pedagogical practice is a process that involves sensitivity and an open look at the aspects that may involve this practice, considering that it is not formed from an experience but from a set of experiences. To throughout the investigation process, the field work pointed to issues that can influence teaching practice, understood, in this experience, from the teacher's life story with Physical Education, his initial training, the professional path and continuing education, with the purpose of understanding the factors that influence the teaching practice of Physical Education teachers in public schools in the Municipality of Uruguaiana - RS. This study is configured as a qualitative research ethnographic study carried out with six Physical Education teachers from Elementary School (6th to 9th grade). For the collection of information, we used an observation form and semi-structured interview in addition to recording situations and dialogues in the field. Observations were systematic and non-participant, totaling approximately 65 hours. After observing the teachers' pedagogical practices, we conducted a semi-structured interview that enabled a better understanding of the observed context. Going through this trajectory, we realize that the life history of teachers with experiences in basic education provoke memories that are reflected in teaching practice: the strong influence of sports, contents on which chose to develop in their classes, which implies the use of certain spaces and materials. As we progressed in the field work and analysis of the information, we realized that this influence continued to be reinforced during the graduation of these students. teachers. However, we see some discreet experiences, different from the sports education that they had in the initial training, such as the work of transversal themes, the collective work with teachers from other disciplines and the approach of contents of the conceptual dimension.
metadata.dc.subject: Educação física escolar
Professores
Pedagogia
Etnografia
School physical Education
Teachers
Ethnography
Experiência docente
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
metadata.dc.identifier.citation: BRAGA, Marilia de Soares; MULER, Taís Prates. As experiências que constroem a prática pedagógica: um estudo etnográfico com professores de educação física do Município de Uruguaiana – RS. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5239
metadata.dc.date.issued: 2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MARÍLIA DE SOARES BRAGA e TAÍS PRATES MULER.pdf890.57 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???