Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5229
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A influência do método pilates no desenvolvimento motor de crianças: um estudo de intervenção |
Título(s) alternativo(s): | Association between Functional Moviment Screen and physical fitness among schoolchildren: pilot study |
Autor(es): | Hernandez, Mariele da Silva |
Primeiro Orientador: | Graup, Susane |
Resumo: | O Desenvolvimento motor consiste em uma mudança contínua do comportamento motor ao longo da vida, provocada pela interação entre a exigência da tarefa motora, biologia do indivíduo e condições do ambiente, neste sentido é fundamental incentivar a prática de exercícios físicos para a contribuir na formação do desenvolvimento motor das crianças, pois a participação regular em atividades esportivas e ginásticas apresentam melhora nas habilidades motoras na infância, com isso o objetivo deste estudo é saber qual a influência do Método Pilates no desenvolvimento motor de crianças e também saber se o desenvolvimento motor está associado ao estado nutricional e ao sexo das crianças. A amostra foi composta por 58 alunos com idade de 7 anos, sendo 55,2% do sexo feminino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins. O estudo é caracterizado como quase-experimental, composto por pré-teste e pós-teste e um tratamento experimental com o Método Pilates, o Desenvolvimento Motor foi avaliado a partir do teste Moviment Assessment Battery for Children –Moviment ABC 2 e o protocolo utilizado nesse ano foi a faixa de idade 2 (7 a 10 anos), sendo os testes divididos em três categorias: teste de destreza manual, testes de habilidades com bola e testes de equilíbrio, e para verificar o nível do estado nutricional dos alunos foi utilizado uma balança digital. Os resultados apresentados mostraram que o desenvolvimento motor teve uma melhora significativa após a aplicação do tratamento experimental, não foi possível achar diferença estatística entre os sexos e não houve associação do estado nutricional com o desenvolvimento das habilidades motoras. É possível concluir que é de fundamental importância a prática de exercício físico orientado nos primeiros anos escolares, para a melhora das habilidades motoras das crianças. Sendo assim, é necessário que outros estudos sejam feitos para que possa-se elucidar os benefícios em crianças. |
Abstract: | The engine development consists of a continuous change of motor behavior throughout life, caused by the interaction between the requirement of the motor task, the individual biology and environmental conditions in this regard is essential to encourage the practice of physical exercises to help in the formation of motor development of children, as regular participation in sports and gymnastics show improvement in motor skills in childhood, thus the aim of this study is to ascertain the influence of the Pilates method in children's motor development and also whether the motor development is associated nutritional status and sex of children. The sample consisted of 58 students aged 7 years, 52.5% female, the Municipal Elementary School Moacyr Ramos Martins. The study is characterized as quasi-experimental, composed of pre-test and post-test and an experimental treatment with the Pilates Method Development Motor was evaluated from the Moviment Assessment Battery test for Children – Moviment ABC 2 and the protocol used in this year was the age group 2 (7-10 years), the tests divided into three categories: manual dexterity test, skills test with ball and balance tests, and to check the level of the nutritional status of students was used one digital scale. The results showed that the engine development had a significant improvement after applying the experimental treatment, and could not find statistically significant differences between the sexes and there was no association between nutritional status and the development of motor skills. It was concluded that it is of fundamental importance to physical exercise guided the early school years, to improve the motor skills of children. Therefore, it is necessary that further studies are made for it to be clear benefits in children. |
Palavras-chave: | Educação física Desenvolvimento motor Crianças Pilates Motor development Children Physical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citação: | HERNANDEZ, Mariele da Silva. A influência do método pilates no desenvolvimento motor de crianças: um estudo de intervenção. 16p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5229 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIELE HERNANDEZ.pdf | 294.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.