Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5209
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Tematizando o esporte de orientação nos anos finais do Ensino Fundamental, um relato de caso |
Otros títulos : | Thematising sport orienteering in years final of basic education, a case report |
Autor(es): | Alves, Carlos Luciano da Silveira |
Primeiro Orientador: | Graup, Susane |
Resumo: | O presente trabalho descreve a experiência do desenvolvimento de uma proposta de ensino do Esporte de Orientação nas aulas de Educação Física do estágio supervisionado no ensino fundamental. Orientação é um esporte em que os praticantes percorrem um terreno com pontos de controle distribuídos no campo de jogo, de forma que livre e auxiliados por mapa e bússola, no menor tempo possível. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e considerando o texto da Base nacional Comum Curricular, foram desenvolvidas 21 intervenções com estudantes do 9º ano, que desenvolveram a interdisciplinaridade, o princípio da inclusão e os temas transversais, especialmente, meio ambiente e saúde, nas aulas de Educação Física. Ao final do estágio foram coletadas as impressões dos participantes onde foi possível perceber que a proposta de ensino do Esporte de Orientação sugere aprendizado de uma nova linguagem corporal aos envolvidos, apresentando uma proposta capaz de oportunizar a abordagem de temas transversais e de articular-se interdisciplinarmente. |
Resumen : | The present study describe the experience of developing a teaching Proposal of Orientation Sport in Physical Education classes supervised in Elementary School. Orientation is a sport in which players cross a terrain with control points distributed on the playing field, in a free form and aided by map and compass, in the shortest time possible. Based on the National Curricular Parameters and considering the text of the National Curricular Common Base, 21 interventions were developed with 9th grade students, which involved interdisciplinarity, the inclusion principle and transversal themes, especially environment and health, in Physical Edication. At the end of the stage, the participants class report were collected where it was possible to perceive that the teaching proposal of Orientation Sport suggests learning a new body language to those involved, presents as a proposal able to opportunize the approach of transversal themes and articulate Interdisciplinary. |
Palabras clave : | Educação Física Educação física escolar Esporte Orientação Ensino Interdisciplinaridade |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citación : | ALVES, Carlos Luciano da Silveira. Tematizando o esporte de orientação nos anos finais do ensino fundamental, um relato de caso.30p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5209 |
Fecha de publicación : | 2016 |
Aparece en las colecciones: | Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOS LUCIANO DA SILVEIRA ALVES.pdf | 980.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.