???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5205
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.creatorGonçalves, Cinthia Peres Pacífico-
dc.date.accessioned2020-09-21T18:02:47Z-
dc.date.available2020-08-10-
dc.date.available2020-09-21T18:02:47Z-
dc.date.issued2020-07-07-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Cinthia Peres Pacífico. Práticas pedagógicas com a matemática e a linguagem musical na educação infantil. 97p. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5205-
dc.description.abstractEste informe crítico-reflexivo comprehende prácticas pedagógicas considerando el lenguaje musical y las matemáticas. La investigación presentó a las siguientes preguntas: ¿Cómo se pueden considerar las matemáticas con niños pequeños? ¿Cómo se pueden explorar las matemáticas desde el lenguaje musical? Y el objetivo general: problematizar y analizar prácticas pedagógicas que involucren matemáticas y lenguaje musical con un grupo de niños pequeños de una Escuela Municipal de Educación Infantil en Pedro Osório / RS. La investigación se llevó a cabo con niños de Maternal I, de Educación Infantil, de 3 años de edad. La intervención se distribuyó en ocho reuniones. Los datos fueron recolectados usando imágenes capturadas de filmaciones que fueron transcritas y, junto con las fotos, fueron analizadas y complementadas con notas en el diario de campo. Para los análisis, tratamos de transcribir en su totalidad las imágenes tomadas durante las actividades de intervención, separándolas en pequeños cortes para la manipulación de datos. La investigación muestra que el lenguaje musical y las matemáticas pueden considerarse y explorarse con niños pequeños a partir de diferentes materiales, objetos y sonidos. Los niños abordaron las matemáticas a través de la mediación del maestro, explorando algunas nociones de color, longitud, intensidad y cantidad.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLinguagem Musicalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducación de la primera infanciapt_BR
dc.subjectLenguaje Musicalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPrácticas pedagógicaspt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas com a matemática e a linguagem musical na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.contributor.referee2Selau, Bento-
dc.contributor.referee3Bianchi, Paula-
dc.contributor.referee4Silva, João Alberto da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente relatório compreende as práticas pedagógicas considerando a linguagem musical e a matemática. A pesquisa apresentou as seguintes questões investigativas/orientadas: Como a matemática pode ser considerada com as crianças pequenas? De que modo a matemática pode ser explorada a partir da linguagem musical? E objetivo geral: problematizar e analisar práticas pedagógicas envolvendo a matemática e a linguagem musical com uma turma de crianças pequenas de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Pedro Osório/RS. A pesquisa foi desenvolvida com crianças do Maternal I da Educação Infantil, com faixa etária de 3 anos de idade. A intervenção foi distribuída em oito encontros. Os dados foram coletados com o uso de imagens captadas a partir das filmagens que foram transcritas e, juntamente com as fotos, foram analisadas, sendo complementadas com anotações no diário de campo. Para as análises, procuramos transcrever na íntegra as filmagens executadas durante as atividades de intervenção, separando-as em pequenos recortes para manipulação de dados. A pesquisa mostra que a linguagem musical e a matemática podem ser consideradas e exploradas com as crianças pequenas a partir de diferentes materiais, objetos e sons. As crianças se aproximaram da matemática a partir da mediação da docente, explorando algumas noções de cor, de comprimento, de intensidade e de quantidade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CinthiaPeresPacifico2020.pdfCinthia Peres Pacífico Gonçalves 20205.47 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???