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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Ocorrência de matrículas de ingressante autodeclarado com deficiência na Universidade Federal do Pampa
Otros títulos : Occurrence of self-declared enrollment of disabled students at the Federal University of Pampa
Autor(es): Fagundes, Carlos Eduardo Benites
Primeiro Orientador: Sawitzki, Maristela Cortez
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo sistematizar e refletir sobre dados do relatório de matrícula de ingressantes discentes na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em cursos de graduação e pós-graduação considerando matrículas de autodeclarados pessoas com deficiência (PcDs) com a perspectiva de subsidiar futuros estudos e informações à política de ensino institucional no que se refere à formação docente e aos desafios de ensinar considerando o contexto dos discentes com deficiência. O interesse pela temática surgiu a partir de minha primeira experiência como regente de turma, em estágio curricular na educação básica, quando um educando teve uma crise com sintomatologia compatível do Transtorno do Pânico e fiquei sem saber como agir, reconhecendo a minha insuficiente formação docente em relação à questão. A metodologia de trabalho constou de reflexões a partir da compilação de dados relativos ao processo seletivo discente, período de 2006 a 2018, obtidos junto à Pró-reitoria de Graduação da UNIPAMPA e em sítios eletrônicos dessa mesma instituição. Os resultados obtidos expressam que o número de matrículas de ingressantes com deficiência na UNIPAMPA teve um aumento em destaque no período de 2011 a 2014, alcançando seu ápice em 2013, e logo após houve uma queda considerável nesse número. Também se evidenciou que o número de matrículas de ingressantes autodeclarados PcDs em relação ao número total de matrículas de discentes ingressantes na UNIPAMPA, relativo ao período do ano de 2006 a 2018, corresponde a 8,64 % e que não se observou nos sítios eletrônicos da instituição a disponibilidade de norma que trata e regula uma política institucional em relação ao acompanhamento e ao desenvolvimento de ingressantes autodeclarados PcDs. Considerando o exposto, é possível concluir que as políticas públicas inclusivas nacionais oportunizaram o acesso de PcDs ao Ensino Superior, inclusive na UNIPAMPA. No entanto permanecem os desafios a uma política institucional que regule a formação docente, o desenvolvimento e o acompanhamento didático-pedagógico de demandas de ensino da questão em pauta.
Resumen : The present study had the objective of systematizing and reflecting on data from the enrollment report of students enrolled at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) in under graduate and post graduate courses considering enrollment of self-declared people with disabilities (PcDs), with the perspective of subsidizing future studies and information on institutional teaching policy regarding teacher education and the challenges of teaching, taking into account the context of students with disabilities. The interest in the subject arose from my first experience as a classregent, in the curricular stage in basic education, when a student had a crisis with compatible symptomatology of Panic Disorder and I did not know how to act, recognizing my insufficient teacher training in relation to the issue. The work methodology consisted of reflections based on the compilation of data related to the student selection process, from 2006 to 2018, obtained from UNIPAMPA's Graduate Rector's Office and on electronic sites of this institution. The results show that the number of enrollments of students with disabilities in UNIPAMPA increased in the period from 2011 to 2014, reaching its peak in 2013, and soon after there was a considerable decrease in that number. It was also evidenced that the number of enrollments of self-declared enrollees PcDs in relation to the total enrollment of students entering UNIPAMPA, related to the period of the year 2006 to 2018, corresponds to 8.64% and that was not observed in the electronic institution the availability of a standard that treats and regulates an institutional policy in relation to the monitoring and the development of self-declared enrollees PcDs. Considering the above, it is possible to conclude that the national inclusive public policies gave Access to higher education, including Unipampa. However, there remain the challenges to na institutional policy that regulates teacher training, development and didactic-pedagogical accompaniment of teaching demands of the issue at hand.
Palabras clave : Pessoas com deficiência
Acesso ao nível superior
Adversidades
People with disabilities
Access to University
Adversities
Ciências da natureza
Natural sciences
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citación : FAGUNDES, Carlos Eduardo Benites. Ocorrência de matrículas de ingressante autodeclarado com deficiência na Universidade Federal Do Pampa. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5194
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências da Natureza

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