Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5185
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A interdisciplinaridade na área de Ciências da Natureza: sua aplicabilidade no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity in the area of Natural Sciences: its applicability in high school
Autor(es): Viçosa, Cátia Silene Carrazoni Lopes
Primeiro Orientador: Roehrs, Rafael
Resumo: Este trabalho teve como objetivo pesquisar, analisar e refletir como a interdisciplinaridade se manifesta na percepção e na prática cotidiana de professores na área de Ciências da Natureza, do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola estadual da cidade de Uruguaiana/RS. A pesquisa foi concebida a partir de estudo sobre as concepções de interdisciplinaridade contidas na literatura, efetivada através de questionário sobre a compreensão dos professores sobre o tema e desenvolvimento de uma atividade interdisciplinar com os alunos. Após a execução da atividade foram analisados os resultados a fim de perceber sua contribuição com o processo ensino aprendizagem. Os resultados obtidos apontam sobre a relevância de desenvolver atividades interdisciplinares na escola, abordam a importância da formação inicial do docente em sua na área de atuação na escola, além de destacarem a contribuição de uma estratégia de ensino interdisciplinar no processo de aprendizagem dos alunos.
Abstract: This paper aimed to research, analize and reflect on how interdisciplinarity is manifested on the perception and practice of teachers into the Natural Science area, on a daily base data, in the first year of High School, in a state-funded school in Uruguaiana city, state of the Rio Grande do Sul. The research was designed based on the conceptions of interdisciplinarity contained in the literature, done through out an objective survey about teachers' comprehension about the subject, and development of an interdisciplinary activity with students. After the activity execution, the results were analized in order to realize their contribution to the teaching-learning process. The results point out the importance of developing interdisciplinary activities at schools, discuss the importance of initial teaching training on the teachers’ fields of study and highlight the contribution of an interdisciplinary teaching strategy to students’ learning process.
Palavras-chave: Ciências da natureza
Interdisciplinaridade
Aprendizagem
Interdisciplinarity
Learning
Science education
Natural sciences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: VIÇOSA, Cátia Silene Carrazoni Lopes. A interdisciplinaridade na área de Ciências da Natureza: sua aplicabilidade no ensino médio. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5185
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÁTIA SILENE VIÇOSA.pdf295.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.