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Tipo: Monografia de Especialização
Título : A psicomotricidade como uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento infantil: um estudo analítico com professores da educação infantil
Otros títulos : Psychomotricity as a pedagogical tool in child development: an analytical study with teachers of early childhood education
Autor(es): Nunes, Eva Celia Gonçalves
Primeiro Orientador: Quines, Caroline Brandão
Resumo: O presente trabalho aborda o tema da psicomotricidade na Educação Infantil, etapa da Educação Básica, onde o brincar para a criança representa o modo mais privilegiado da infância e assim colaborar com as discussões sobre o seu saber fazer a partir do que está instituído. A psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, uma integração das ações motoras e psíquicas. O tema em questão deve-se as inquietações do acompanhamento diário com o trabalho realizado na Educação Infantil e a modalidade de ensino que oferta um mundo de possibilidades para a exploração e o trabalho com crianças de 0 a 6 anos de idade, onde seus movimentos são usados como forma de reconhecimento do mundo atribuindo significado a eles. Sendo assim a proposta de constante atualização onde os profissionais da Educação Infantil precisam ter para contribuir com o seu crescimento e aprimoramento da sua prática pedagógica, na busca incessante do entendimento da criança que o mundo hoje nos apresenta. Baseado nisso, o estudo parte das possibilidades de estimulação, utilizando a psicomotricidade como uma ferramenta pedagógica com crianças dessa faixa etária. Esta pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, tendo por objetivo verificar como é realizado o trabalho com a psicomotricidade nas Escolas Municipais de Educação Infantil e qual a visão que os professores regentes de classe atribuem sobre essa prática, averiguando suas estratégias de trabalho e a reflexão quanto a busca de formação continuada na área. Com esse trabalho, foi possível ver os resultados onde a criança é vista como um sujeito em desenvolvimento, capaz de construir seus conhecimentos a partir de seu corpo e do ambiente que a cerca. Esse corpo ganha centralidade na Educação Infantil, onde os professores buscam um olhar atento as suas potencialidades e dificuldades para que assim possam realizar um trabalho voltado para o seu desenvolvimento como um todo.
Resumen : The present work addresses the theme of psychomotricity in Early Childhood Education, stage of Basic Education, where playing for children represents the most privileged mode of childhood and thus collaborate with discussions about their know- how from what is instituted. Psychomotricity is a science that has as its object of study the man through his moving body and in relation to his internal and external world, na integration of motor and psychic actions. The theme is due to the concerns of daily monitoring with the work done in early childhood education and the mode of education that offers a world of possibilities for exploration and working with children from 0 to 6 years old, where their movements are used as a way of recognizing the world by giving meaning to them. Thus the proposal of constant updating where the preschool professionals need to have to contribute to their growth and improvement of their pedagogical practice, in the incessant search for the understanding of the child that the world presents us today. Based on this, the study starts from the possibilities of stimulation, using psychomotricity as a pedagogical tool with children of this age group. This qualitative and quantitative research aims to verify how the work with psychomotricity is carried out in the Municipal Schools of Early Childhood Education and what is the view that the class ruling teachers give about this practice, ascertaining their work strategies and the reflection on how they work. The pursuit of continuing education in the area. With this work, it was possible to see the results where the child is seen as a developing subject, able to build his knowledge from his body and the surrounding environment. This body gains centrality in early childhood education, where teachers seek a close look at their potentials and difficulties so that they can do a work focused on their development as a whole.
Palabras clave : Educação infantil
Psicomotricidade
Práticas pedagógicas
Aprendizagem
Corpo
Potencialidades
Jogos
Brincadeiras
Movimento
Early childhood education
Psychomotor skills
Pedagogical practices
Learning
Body
Potentialities
Games
Movement
Educação e neurociência
Education and neuroscience
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação
Citación : NUNES, Eva Celia Gonçalves. A psicomotricidade como uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento infantil: um estudo analítico com professores da educação infantil. / Eva Celia Gonçalves Nunes. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5078
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

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