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Tipo: Monografia de Especialização
Título : O Tai Chi Chuan reduz o estresse, mas não a ansiedade de estudante do ensino fundamental
Otros títulos : Tai Chi Chuan reduces stress, but not anxiety for elementary school students
Autor(es): Machado, Rui Seabra
Primeiro Orientador: Carpes, Pâmela Billig Mello
Resumo: O número de pessoas portadoras de estresse e ansiedade vem crescendo de maneira continua e consistente. Estas enfermidades também estão presentes nas escolas, levando os estudantes a apresentarem problemas de aprendizado. Estas doenças se caracterizam pela perda da homeostasia, que leva o corpo a entrar em estado de alerta ao perigo. Como este desequilíbrio se torna crônico, a amígdala e o eixo HPA são superestimulados. Esta situação mantém a liberação constante de hormônios como a adrenalina e o cortisol. Este último inibe o hipocampo, prejudicando os processos de memorização e aprendizagem. Em vista disso é importante estudar alternativas não medicamentosas de controle do estresse e da ansiedade. Sendo as práticas contemplativas, por exemplo o Tai Chi Chuan, opções promissoras. O Tai Chi Chuan é uma antiga arte marcial terapêutica chinesa que vem sendo estudada como auxiliar na redução do estresse e da ansiedade. Portanto, o nosso objetivo foi estudar os efeitos do Tai Chi Chuan sobre os níveis de estresse e ansiedade de crianças do ensino fundamental. A metodologia consistiu em recrutar voluntários de 2 turmas do 9o ano do ensino fundamental, compondo um grupo de 34 estudantes (16 do sexo masculino e 18 do sexo feminino, como média de idade de 14 anos). Aleatoriamente uma turma foi escolhida para ser a teste; esta praticou o Zhanzhuang, um exercício básico de Tai Chi Chuan e a outra turma, a controle, realizou exercícios de alongamento. Os exercícios foram ofertados 3 vezes por semana, com sessões de 20 minutos, durante o mesmo turno das aulas. Foram realizadas 20 sessões durante os meses de agosto a outubro de 2017. Para avaliar os níveis de ansiedade foram aplicados os testes IDATE Traço e Estado, e foi aplicado o teste ESI – Escala de Estresse Infantil para aferir os níveis de estresse. Estes testes foram aplicados em dois momentos; pré- e pós-intervenção. Os resultados obtidos demonstram que a prática do Tai Chi Chuan diminuiu o estresse, mas não diminuiu a ansiedade. Após a intervenção também foi aplicado um questionário para avaliação da percepção dos estudantes sobre os exercícios e a percepção das turmas foi muito positiva, manifestando, inclusive, que ambas as intervenções (Tai Chi Chuan e alongamento) os teriam ajudado a melhorar o rendimento em sala de aula e também durante as avaliações. Concluímos que técnicas como estas, além de necessárias, são eficazes no contexto escolar para o gerenciamento do estresse e o melhoramento do aproveitamento das crianças na escola.
Resumen : The number of people with stress and anxiety has been growing constant and consistently. These illnesses are also present in schools, causing learning problems in the students. These diseases are characterized by the loss of homeostasis, which causes a alert into the body to the danger. As this imbalance becomes chronic, the amygdala and the HPA axis are overstimulated. This situation maintains the constant release of hormones like adrenaline and cortisol. The cortisol inhibits the hippocampus, impairing the processes of memorization and learning. In view of this it is important to study non-drug alternatives of stress and anxiety control. Such as contemplative practices, for example Tai Chi Chuan. Tai Chi Chuan is an ancient Chinese therapeutic martial art that has been studied as an assistance in reducing stress and anxiety. Therefore, our goal was to study the effects of Tai Chi Chuan in elementary school children. To achieve this goal, we implemented a methodology that consisted in recruiting volunteers from 2 classes from the 9th grade of elementary school, composing a group of 34 students (16 male and 18 female, with an average of 14 years). Randomly, a class was chosen to be the test. They practiced Zhanzhuang, a basic Tai Chi Chuan exercise, and the other group, the control, performed stretching exercises. The exercises were offered 3 times a week, with sessions of 20 minutes, during the same class shift. Twenty sessions were performed during August to October 2017. The IDATE Trace and State tests were used to evaluate the anxiety levels, and the ESI - Stress Test for Childhood Stress was applied to measure the stress levels. These tests were made in two moments; pre-intervention and post-intervention. The results suggest that the practice of Tai Chi Chuan decreased stress in the test group, but didn’t reduce anxiety in this group. After the application of the post-intervention tests, a questionnaire was also applied to evaluate students' perceptions about the exercises and the perception of the classes was very positive, stating that these interventions would help them to improve their performance in the classroom and also during the evaluations. We conclude these techniques, besides being necessary, are effective in the school context for the management of stress and the children’s improvement in school.
Palabras clave : Educação e neurociência
Education and neuroscience
Anxiety
School
Estresse
Ansiedade
Aprendizagem
Tai Chi Chuan
Escola
Learning
Stress
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação
Citación : MACHADO, Rui Seabra O Tai Chi Chuan reduz o estresse, mas não a ansiedade de estudante do ensino fundamental. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5074
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

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