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dc.contributor.advisor1Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.creatorFranco, Ronan Moura-
dc.date.accessioned2020-06-18T18:53:26Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2020-06-18T18:53:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFRANCO, Ronan Moura. Experienciar, sentir e aprender para transformar: articulações entre o fundamento neurobiológico das emoções e a perspectiva estético-ambiental da educação. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5073-
dc.description.abstractThis work aims to present the results of a research of the pedagogical intervention, which investigated signs of emotionally stimuli competent and emotions provoked by a reality study, a stage that integrates the Freirean Thematic Research process, from the perspective of Aesthetic-Education in order to argue about the relevance of investigative educational practices that consider the neurobiological aspects of those involved. To this end, Four meetings were planned and executed, with two high school classes from one state school of Uruguaiana / RS, involving 37 students, who produced 87 written records. These records were assessed using the Textual Analysis method Discursive, from which three categories emerged: 1) The study of reality as an experience aesthetic provoking emotionally competent stimuli, 2) The perception of the context investigated and 3) The recognition of emotions in the study of reality. As a result, we argue that the reality experienced in its multiple dimensions, is capable of stimulating, emotionally, mobilizing us to learning, which will take place in a contextualized way and linked to reality contradictory experience experienced by those who study it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectEducação Estético-ambientalpt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subjectTemática Freireanapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subjectAesthetic-environmental educationpt_BR
dc.subjectThematic Researchpt_BR
dc.subjectEducação e neurociênciapt_BR
dc.subjectEducation and neurosciencept_BR
dc.titleExperienciar, sentir e aprender para transformar: articulações entre o fundamento neurobiológico das emoções e a perspectiva estético-ambiental da educaçãopt_BR
dc.title.alternativeExperiencing, feeling and learning to transform: articulations between the foundation neurobiological analysis of emotions and the aesthetic-environmental perspective of educationpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0107137511258933pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3147425109706294pt_BR
dc.contributor.advisor2Mello, Elena Maria Billig-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7336897624367746pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Neurociência Aplicada à Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que investigou indícios de estímulos emocionalmente competentes e emoções provocados por um estudo da realidade, etapa que integra o processo de Investigação Temática freireana, na perspectiva da Educação Estético- ambiental, a fim de argumentar sobre a relevância de práticas educativas investigativas que considerem os aspectos neurobiológicos dos envolvidos. Para tanto, foram planejados e executados quatro encontros, com duas turmas de Ensino Médio de uma escola estadual de Uruguaiana/RS, envolvendo 37 estudantes, que produziram 87 registros escritos. Estes registros foram apreciados pelo método da Análise Textual Discursiva, do qual emergiu três categorias: 1) O estudo da realidade como experiência estética provocadora de estímulos emocionalmente competentes, 2) A percepção sensível do contexto investigado e 3) O reconhecimento de emoções no estudo da realidade. Como resultados, argumentamos que a realidade experienciada em suas múltiplas dimensões, é capaz de estimular, de forma emocional, mobilizando-nos para a aprendizagem, que acontecerá de forma contextualizada e articulada à realidade contraditória vivida por aqueles que a estudam.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

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