Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5063
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Influência da hora do dia sobre o desempenho cognitivo de escolares
Título(s) alternativo(s): Influence of time of day on cognitive performance of schoolchildren
Autor(es): Leão, Isis Alessandra Spohr Recchi
Primeiro Orientador: Carpes, Felipe Pivetta
Resumo: A adolescência é uma fase marcada por características específicas influenciadas por fatores biológicos, como os relacionados a ação dos hormônios, e sociais, como a interação com o ambiente em que se está inserido. Os adolescentes tendem a sofrer alterações no ciclo sono-vigília e alterações comportamentais durante o dia. Devido a o rendimento escolar pode diferir entre diferentes períodos do dia. Com o objetivo de determinar se o turno pode afetar a função cognitiva em escolares, avaliamos a função cognitiva no turno da manhã e tarde em trinta e dois alunos com média de idade de 13 anos. Eles responderam a um questionário e realizaram uma bateria de testes que objetivava verificar a capacidade cognitiva. Os dados foram comparados entre estudantes do turno da manhã e tarde com teste de Mann-Whitney. Os resultados mostraram que os estudantes do turno da manhã tiveram melhores escores nos testes de identificação e nomeação de figuras e da memória de cinco minutos. Dessa forma, concluímos que nos adolescentes que estudam no turno da manhã há indicações de melhor desempenho cognitivo em comparação aos estudantes do turno da tarde.
Abstract: Adolescence is a marked by specific characteristics influenced by biological factors, such as those related to the action of hormones, and social, environment in which the adolescent that are insert. Adolescents tend to undergo changes in the sleep-wake cycle and behavioral changes during the day. Because school performance may differ between different times of the day. In order to determine if the time of the day affect cognitive function in schoolchildren, there we evaluate cognitive function of scholars in the morning and afternoon. Thirty-two students with a mean age of 13 years participated in this study. They answered a questionnaire and completed a battery of tests to verify cognitive ability. Data were compared between morning and afternoon time of the day in students by using Mann-Whitney test. Morning students have better scores in identification and naming tests and five-minute memory tests. We conclude that adolescents who study in the morning there are indications of better cognitive performance compared to students from afternoon time of day.
Palavras-chave: Educação e neurociência
Education and neuroscience
Aprendizagem
Memória
Sono
Adolescência
Learning
Memory
Sleep
Adolescence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação
Citação: LEÃO, Isis Alessandra Spohr Recchi. Influência da hora do dia sobre o desempenho cognitivo de escolares. 32 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Neurociência Aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5063
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISIS LEÃO.pdf413.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.