Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4921
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Bruxas feministas na sala de aula : a literatura na aula de língua adicional, um relato de experiência docente de estágio em contexto de extensão |
Autor(es): | Alves, Maria Augusta Tellechea |
Primeiro Orientador: | Lazzaris, Fabiane |
1° Membro da banca: | Lazzaris, Fabiane |
2° Membro da banca: | Dorneles, Clara Zeni Camargo |
3° Membro da banca: | Cardoso, Cristina |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de analisar e refletir sobre o uso do tema transversal, feminismo aliado ao ensino de literatura em Inglês como língua adicional em um contexto de extensão. É também um relato de experiência da primeira prática de estágio obrigatório de uma aluna do Curso de Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais, Inglês e Espanhol e suas Respectivas Literaturas. Para acessar o tema transversal, feminismo, em sala de aula, foram problematizadas e discutidas as personagens femininas do universo literário e cinematográfico de Harry Potter juntamente com outras personagens que apresentam o arquétipo da bruxa na literatura, na TV e no cinema. As aulas se deram em contexto de extensão, no Núcleo de Línguas Adicionais da Unipampa Campus Bagé, com 10 encontros em um período de 4 meses, e foram realizadas com uma média de 6 alunos por aula, que tinham entre 18 e 28 anos de idade. |
Resumen : | The objective of this work is the analysis and reflexion about the use of across-cutting theme like feminism allied to the teaching of English as a second language in an extension course context. This work is also an experience report of the first required teaching practice of a student from the program of Letras – Línguas Adicionais, Inglês e Espanhol e suas Respectivas Literaturas. In order to access feminism as a cross-cutting theme in the classroom, female characters from Harry Potter’s universe were problematized and discussed, along with other characters that present the witch archetype in literature, TV series and movies. The classes were in a context of extension course, at Núcleo de Línguas Adicionais at Unipampa (Universidade Federal do Pampa). The attendance of each class was six students per class. Their ages varied between 18 and 28 years old. |
Palabras clave : | Feminismo Bruxas Literaturas de línguas adicionais Ensino de línguas Literatura anglófona Feminism Witches Additional languages literature Language teaching. Anglophone literature |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | ALVES, Maria Augusta Tellecheia. Bruxas feministas na sala de aula : a literatura na aula de língua adicional, um relato de experiência docente de estágio em contexto de extensão. 108 p. 2019. (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4921 |
Fecha de publicación : | 25-jun-2019 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Augusta - Última versão PDF-CD.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.