Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4921
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Bruxas feministas na sala de aula : a literatura na aula de língua adicional, um relato de experiência docente de estágio em contexto de extensão
Autor(es): Alves, Maria Augusta Tellechea
Primeiro Orientador: Lazzaris, Fabiane
1° Membro da banca: Lazzaris, Fabiane
2° Membro da banca: Dorneles, Clara Zeni Camargo
3° Membro da banca: Cardoso, Cristina
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar e refletir sobre o uso do tema transversal, feminismo aliado ao ensino de literatura em Inglês como língua adicional em um contexto de extensão. É também um relato de experiência da primeira prática de estágio obrigatório de uma aluna do Curso de Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais, Inglês e Espanhol e suas Respectivas Literaturas. Para acessar o tema transversal, feminismo, em sala de aula, foram problematizadas e discutidas as personagens femininas do universo literário e cinematográfico de Harry Potter juntamente com outras personagens que apresentam o arquétipo da bruxa na literatura, na TV e no cinema. As aulas se deram em contexto de extensão, no Núcleo de Línguas Adicionais da Unipampa Campus Bagé, com 10 encontros em um período de 4 meses, e foram realizadas com uma média de 6 alunos por aula, que tinham entre 18 e 28 anos de idade.
Resumen : The objective of this work is the analysis and reflexion about the use of across-cutting theme like feminism allied to the teaching of English as a second language in an extension course context. This work is also an experience report of the first required teaching practice of a student from the program of Letras – Línguas Adicionais, Inglês e Espanhol e suas Respectivas Literaturas. In order to access feminism as a cross-cutting theme in the classroom, female characters from Harry Potter’s universe were problematized and discussed, along with other characters that present the witch archetype in literature, TV series and movies. The classes were in a context of extension course, at Núcleo de Línguas Adicionais at Unipampa (Universidade Federal do Pampa). The attendance of each class was six students per class. Their ages varied between 18 and 28 years old.
Palabras clave : Feminismo
Bruxas
Literaturas de línguas adicionais
Ensino de línguas
Literatura anglófona
Feminism
Witches
Additional languages literature
Language teaching.
Anglophone literature
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : ALVES, Maria Augusta Tellecheia. Bruxas feministas na sala de aula : a literatura na aula de língua adicional, um relato de experiência docente de estágio em contexto de extensão. 108 p. 2019. (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4921
Fecha de publicación : 25-jun-2019
Aparece en las colecciones: Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Augusta - Última versão PDF-CD.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.