Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/491
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O processo de produção textual: o uso das estratégias e intervenções do professor na gestão da reescrita para o desenvolvimento da escrita do aluno. |
Autor(es): | Pedroso, Raquel Fernandes |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo que buscou experimentar estratégias de intervenção úteis à reescrita na produção textual. Essas estratégias, que nascem de perspectivas teóricas bem diferentes, apresentam-se como ferramentas para o desenvolvimento da escrita. Trataremos aqui de duas estratégias de reescrita, tanto da estruturalista de Menegassi, que traz a intervenção do professor no texto do aluno através do uso de símbolos ou marcas textuais que orientem sua próxima reescrita, quanto da estratégia interacionista de Ruiz, na mesma perspectiva de reescrita, porém usando-se do “bilhete orientador”. Além disso, trataremos também da possibilidade de união dessas duas estratégias para beneficio ou não de nossos alunos durante os processos de produção. O uso dessas estratégias foi analisado durante a pesquisa a partir da observação dos textos de uma aluna participante de Oficina de Produção Textual e os resultados comprovam a eficácia das duas estratégias quando utilizadas simultaneamente. This work presents a field research with qualitative approach that aimed to try intervention strategies useful to rewrite the text production. These strategies, which are born from very different theoretical perspectives, are presented as tools for the development of writing. Discussed here two rewrite strategies, both structuralist Menegassi, which brings the intervention of the teacher in the student text through the use of symbols or text marks to guide your next rewritten, as the interactional strategy of Ruiz, in the same perspective rewrite but using the "guidance note". Furthermore, also we treat the possibility of joining these two strategies for the benefit of our students or not during the production process. The use of these strategies was analyzed during the research from the observation of the texts of a participating student in Text Production Workshop and the results prove the effectiveness of two strategies when used simultaneously. |
Palavras-chave: | Letras Docência Professores Intervenção docente Reescrita Ensino Texto Leitura |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
Licença: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/491 |
Data do documento: | 23-Jan-2015 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC II-RAQUELCORSSILVA-FINALok.pdf | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA | 2.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons