Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4916
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação ergonômica - pedagógica de Software educativo na formação inicial de professores de Química |
Autor(es): | Kotowski, Lizete Dilene |
Primeiro Orientador: | Martins, Marcio Marques |
Coorientador: | Bica, Alessandro Carvalho |
1° Membro da banca: | Martins, Marcio Marques |
2° Membro da banca: | Bica, Alessandro Carvalho |
3° Membro da banca: | Leite, Fabiane de Andrade |
4° Membro da banca: | Ferreira, Cristiano Corrêa |
Resumo: | Este trabalho tem como propósito investigar indícios da utilização de Avaliação Ergonômica-Pedagógica de Software Educativo através da contemplação dos critérios ergonômicos, pedagógicos e comunicacionais na formação dos licenciandos em Química no contexto do curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa-campus Bagé, RS, pelos professores formadores. Os sujeitos desta pesquisa foram selecionados segundo análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Química (PPC), com o intuito de elencar as componentes curriculares que contemplam a utilização e a avaliação Ergonômica e Pedagógica de Tecnologias de Informação e Comunicação para/no ensino, em virtude de terem lecionado ou estarem lecionando esses componentes. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e quantitativa e se caracteriza como exploratória e descritiva, utilizando como ferramenta de coleta de dados o PPC do curso em conjunto com questionários fechados e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados com a ajuda da linguagem matemática, a estatística, a análise documental e a análise de conteúdo conforme Bardin (2011). Os resultados foram discutidos de acordo com os estudos de Godoi e Padovani (2009), Silva (1998) e Campos (1994), dentre outros, que com suas pesquisas auxiliaram desde o delineamento do tema de pesquisa, da construção do percurso metodológico até a discussão dos resultados. Os resultados demonstram a utilização dos critérios da Avaliação Ergonômico-Pedagógica de Software Educativo pelos professores formadores durante as seleções de ferramentas tecnológicas no momento do planejamento de sua prática pedagógica. E, a avaliação de software, apesar de contemplada em alguns componentes curriculares, não faz parte da formação pedagógica do licenciando no contexto da sala de aula da graduação. |
Abstract: | This work has the aim to investigate the evidences of the Ergonomical-Pedagogical Evaluation of Educative Software through the contemplation of the ergonomical, pedagogical and communicational discretion in the formation of the ones who are about to graduate in Chemistry in the context of the Chemistry course – Licentiates hip of the Federal Pampa University – Campus Bagé, RS, for the forming teachers. The subjects of this research were selected in conformity to documental analysis of the Pedagogical Project of the Chemistry course (PPC), with the intention of listing the curricular components which regards the application and the Ergonomical and Pedagogical evaluation of the Information and Communication to/in the teaching, in the face of having had taught or teaching these components. The research has a qualitative and quantitative approach and it describes itself as exploring and descriptive, using as data collection tools the PPC of the course together with closed questionnaire and semistructured interviews. The collected data were analysed with the help of the mathematical language, the statistics, the documental analysis and the content analysis according to Bardin (2011). The results were discussed according with the studies of Godoi and Padovani (2009), Silva (1998) and Campos (1994), among others, that with their researches helped since the research theme outline, from construction of the methodological trajectory to the discussion of the results. The results show the use of the Ergonomical-Pedagogical criterion of the Educative Software from the forming teachers during the selection of the technological tools in the moment of the planning of their pedagogical practice. And the software evaluation, in spite of being regarded some curriculum components, it isn’t constituent of the pedagogical formation of the licentiation in the context of the classroom in the graduation. |
Palavras-chave: | Software educativo. Formação de professores Avaliação Ergonômica-Pedagógica Educative software Teachers formation Ergonomical-Pedagogical Evaluation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citação: | KOTOWSKI, Lizete Dilene. Avaliação ergonômica - pedagógica de Software educativo na formação inicial de professores de Química. 137 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4916 |
Data do documento: | 28-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS Lizete Kotowski 2019.pdf | 2.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.