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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4845
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis |
Autor(es): | Cordeiro, Paula Maisa Pereira |
Primeiro Orientador: | Cheiran, Jean Felipe Patikowski |
Resumo: | A domesticação de animais por seres humanos ocorre desde a pré-história, embora a relação de convívio com finalidade de companhia seja mais recente. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e com os eventos de interação (proposital ou acidental) dos animais domésticos com elas, é preciso se perguntar: qual é o impacto dessas tecnologias sobre o bem-estar animal? A Interação Animal-Computador surgiu justamente para apoiar a construção dessas tecnologias com as quais os animais interagem, visando a melhorar o bem-estar e a forma com que esses animais interagem com elas. Contudo, a área de pesquisa de jogos digitais para animais carece de estudos voltados para recomendações por espécie, visto que esses sistemas deveriam se adaptar às características de cada grupo de usuários alvo. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi identificar características de interação para entretenimento de gatos em aplicativos móveis. Para isso, foi desenvolvido um aplicativo para avaliar essas características de interface e interação. Teste com usuários (gatos) foram realizados de forma a avaliar um conjunto de hipóteses, e entrevistas (com tutores de felinos) foram aplicadas para oferecer suporte às novas recomendações. Assim, a contagem de interações de gatos com o dispositivo móvel foi gravada e as impressões dos tutores foram registradas. Pela análise dos resultados, não foi possível encontrar diferenças estatísticas significativas entre as configurações do jogo. Contudo, a perspectiva dos tutores nas entrevistas e as observações da autora durante os testes dão suporte às ideias de novas recomendações como, por exemplo, ter mais de um elemento na tela e que a presença de som ajudam a manter a atenção do gato. |
Resumen : | The domestication of animals by humans is happening since prehistory, although their relationship focused on companionship is more recent. With technologies’ development and with interaction events (on purpose or accidentally) of domestic animal and these technologies, it is imperative to ask: what is the impact of such technologies on animal well-being? The Animal-Computer Interaction came to support the building of those technologies, aiming to improve the animal well-being and the way animals interact with technology. However, the research area focused on digital games for animals lacks studies on recommendations for specific species, once games should be adapted based on specific features for each group of target users. In this context, this work aims to identify interaction features for entertainment of cats in mobile devices. To achieve this goal, a mobile application was developed to evaluate those interface and interaction features. User testing (with cats) was performed in order to evaluate hypotheses, and interviews (with cat owners) were applied to support new guidelines. So, the counting of interactions of cats with the mobile device was logged and the cat owners’ impressions were recorded. By analysing the results, we were unable to find meaningful statistical differences among the configurations of the game. However, the perspective of the owners in interviews and the observations of the author during tests support insights for new recommendations as, for instance, having more than one element on screen and having sound help to keep the cat’s attention. |
Palabras clave : | Engenharia de software Interação animal-computador Jogos Gatos Software engineering Animal-computer interaction Games Cats |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Citación : | CORDEIRO, Paula Maisa Pereira. Agora é a vez do meu gato jogar: avaliação de recomendações de interação animal-computador para felinos em dispositivos móveis. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2019. 103 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4845 |
Fecha de publicación : | 29-nov-2019 |
Aparece en las colecciones: | Engenharia de Software |
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