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dc.creatorNunes, Alana Espinosa Corrêa-
dc.date.accessioned2016-08-30T18:40:20Z-
dc.date.available2016-08-30T18:40:20Z-
dc.date.issued2016-07-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/483-
dc.description.abstractA proposta desse trabalho é analisar o tratamento dos conceitos de “nação” e “fronteira” em uma escola pública localizada na faixa de fronteira Brasil/Uruguai. Para realizar essa análise nos amparamos nos enfoques metodológicos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e análise semiótica (PENN, 2014; BARTHES, 1964), além de princípios teóricos relacionados às questões de fronteira, nação e contexto latino-americano e platino. Tais questões, pensadas sob a perspectiva educacional e linguística, demandam práticas pedagógicas orientadas às particularidades dos territórios fronteiriços, posto que estes, apresentam aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e educacionais específicos (RAFFESTIN, 2005). Foram analisados os livros didáticos, as produções textuais de alunos do Ensino Fundamental e os documentos curriculares da escola, onde constatou-se a existência de um sistema que ainda reflete os paradigmas de base nacionalista e/ou europeia, deixando pouco espaço para as considerações locais. Foi analisada, ainda, uma proposta pedagógica aplicada em uma turma da escola onde foi realizada a pesquisa. Essa proposta buscou repensar a função da fronteira regional, através das mobilidades locais e intercâmbios culturais com os vários povos que formaram a região. Pudemos, dessa forma, problematizar a idéia de nação enquanto comunidade política homogênea, bem como, questionar a hegemonia da mesma em regiões de fronteira, expondo a necessidade de uma pedagogia intercultural amparada em referências locais. Com base nas reflexões apresentadas nessa pesquisa, foi desenvolvido um produto pedagógico denominado “Roteiro didático para escolas brasileiras do contexto fronteiriço platino”. A proposta didática foi organizada em ciclos com projetos temáticos contendo atividades voltadas a uma concepção integrada da fronteira e da região platina.pt_BR
dc.description.abstractEl propósito de este trabajo es analizar el tratamiento de los conceptos de “nación” y “frontera” en una escuela pública situada en la región de la frontera Brasil/Uruguay. Para llevar a cabo este análisis nos basamos en los enfoques metodológicos de la análisis de contenido (BARDIN, 1977) y el análisis semiótico (PENN, 2014; BARTHES, 1964), además, a respecto de los principios teóricos relacionados con las cuestiones de frontera, nación y el contexto latinoamericano y platino. Tales cuestiones, analizadas en la perspectiva educativa y lingüística, requieren prácticas pedagógicas adaptadas a las particularidades de los territorios fronterizos, ya que presentan aspectos sociales, políticos, económicos y culturales específicos (RAFFESTIN, 2005). Luego, analizamos los libros didácticos, las producciones textuales de los estudiantes de primaria y documentos curriculares de la escuela, donde se constató la existencia de un sistema que refleja los paradigmas nacionalistas y/o europeos, dejando poco espacio para consideraciones locales. Se analizó también una propuesta pedagógica aplicada a una clase de la escuela donde se realizó la investigación. Esta propuesta intentó repensar el papel de la frontera regional a través de la movilidad local y los intercambios culturales con varias personas que formaban la región. Podría, de este modo, problematizar la idea de nación como comunidad política homogénea, así como la cuestión de la hegemonía de la misma en las regiones fronterizas, poniendo de relieve la necesidad de una pedagogía intercultural con el apoyo de referencias locales. A partir de las ideas presentadas en esta investigación, desarrollamos un producto educativo llamado “Roteiro didático para escolas brasileiras do contexto fronteiriço platino”. La propuesta didáctica se organiza en ciclos temáticos con proyectos que contienen actividades dirigidas a un enfoque integrado de la frontera y la región platina.Spa
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectFronteirapt_BR
dc.subjectPedagogia Interculturalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectLínguaspt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.title"Fronteira" e "Nação" no espaço escolas : em direção a uma proposta de autoria docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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Dissertacao.pdfDissertação apresentada ao programa Profissional de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Línguas. Área de concentração: Linguagem e docência12.45 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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