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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4830
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Construções de gênero na banda do Imba de Bagé /RS : um estudo etnomusicológico histórico (1960 - 1976) |
Autor(es): | Socca, Thais Sauco |
Primeiro Orientador: | Santos, Luana Zambiazzi dos |
1° Membro da banca: | Santos, Luana Zambiazzi dos |
2° Membro da banca: | Prass, Luciana |
3° Membro da banca: | Luckow, Fabiane Behling |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa etnomusicológica que buscou investigar e compreender as construções de gênero (MCCLARY, 2002) na Banda do Instituto Municipal de Belas Artes, um conservatório de música de Bagé, interior do RS, nas décadas de 1960 e 1970. As vivências músico-sociais na Banda são lidas como parte das memórias e projetos (VELHO, 2003) das participantes, que constituíam a maioria feminina no grupo, junto à regente. Inicialmente, foi feita pesquisa no Arquivo Público de Bagé, embasada em Bacellar (2008). Por meio de listas de chamada encontradas nos arquivos foi possível entrar em contato com ex-alunas da banda nessa época, o que criou uma rede de interlocutoras na perspectiva da história oral (PINSKY, 2008). As memórias compartilhadas por elas permitiram à pesquisa acessar as construções de gênero da época – em pleno contexto de ditadura militar - através das relações instrumento X instrumentistas, e da incorporação do que é esperado do “feminino” e do “masculino” na Banda. Por outro lado, o papel feminino não necessariamente ficava reduzido à subordinação de gênero, pois as participantes agenciavam escolhas, criatividade, inovação e inovação musical. Assim, a pesquisa mostra que a banda fez parte de um processo de protagonismo dessas mulheres em seu meio músico-social e histórico. |
Resumen : | This paper aims to present an ethnomusicological research concerned on gender constructions (MCCLARY, 2002) in a marching band during 1960’s and 1970’s emerged from a conservatory of music in Southern Brazil. Musical and social experiences are understood as memories and projects (VELHO, 2003) of the participants, mostly female students, conducted by a women teacher. The research began with archival/historical work (BACELLAR, 2008). Through information acquired by the archives, it was possible to contact former students, some of who participated at the time, leading to a net of interlocutors on the oral history perspective (PINSKY, 2008). The memories shared allowed to access gender constructions reproduced at the moment – a dictatorial one – by means of instrument x musician relationships, and understandings on “feminine” and “masculine” through embodied gender associations. However, the feminine play was not limited by gender submission, for they effected choices, creativity, innovation and music innovation. Therefore, the research discloses that the band became part of women’s agency and protagonism in their musical, social and historic realm. |
Palabras clave : | Construção de gênero Agenciamento feminino Banda de música Conservatório de música Etnomusicologia Gender construction Feminine agency Marching band Conservatory of music Etnomusicology |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | SOCCA,Thaís Sauco . Construções de gênero na banda do Imba de Bagé/RS : um estudo etnomusicológica histórico (1960 - 1976). 50 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4830 |
Fecha de publicación : | 6-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Música |
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