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Tipo: Dissertação
Título: Projetos de leitura literária para os anos finais do ensino fundamental: um caminho de letramento literário através da literatura confessional
Autor(es): Garcia, Hélen Roratto
Primeiro Orientador: Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira do
1° Membro da banca: Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira do
2° Membro da banca: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
3° Membro da banca: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa-ação realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, em Bagé/RS, no período de março de 2018 a dezembro de 2019. Trata-se de um projeto de leitura literária organizado como um caminho de letramento literário através da literatura confessional e que foi desenvolvido com uma turma dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino na mesma cidade. O objetivo que norteou o trabalho foi promover o letramento literário através da aplicação da sequência expandida de Cosson (2006), valendo-se de obras da literatura confessional, gênero diário, selecionadas no acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Tal ação se justifica pela recorrência da falta de interesse dos alunos em ler, observada em minha prática docente, levando-me a buscar meios de reverter essa situação através da promoção de um projeto de leituras literárias em minhas aulas de língua portuguesa. Como fundamentação teórica para o desenvolvimento desta pesquisa, discuti o lugar da leitura literária na escola por meio de documentos oficiais e de autores como Aguiar (2013), Zilberman (2009), Chartier (2005), Soares (2001) e Torremocha (2012). Apurei reflexões sobre a escolarização da literatura e o desenvolvimento do letramento literário lendo Cosson (2006) e Paulino (2010). Já a caracterização da literatura confessional, em especial do gênero diário, contou com a visão de Lejeune (2008) e Güsdorf (2016). A metodologia empregada envolveu o desenvolvimento da sequência expandida em nove encontros de leitura e são os resultados dessa aplicação que apresento e discuto neste trabalho. Pude constatar que, à parte dificuldades na execução das leituras em função de não dispor de um acervo, os alunos responderam ao projeto de maneira positiva, mostrando-se atuantes e mobilizados durante as ações propostas. Formar leitores dentro do espaço escolar não é uma ação que se perdeu e que, ao contrário do que o senso comum nos traz a todo instante, os alunos gostam de ler. Além disso, fica claro que a formação do professor é imprescindível e que sua vontade de transformação também.
Abstract: Este trabajo es el resultado de una investigación de acción realizada en el Máster Profesional en Enseñanza de Idiomas de la Universidad Federal de Pampa, Campus Bagé, en Bagé/RS, desde marzo de 2018 hasta diciembre de 2019. Este es un proyecto de lectura literaria organizado como un camino de alfabetización literaria a través de la literatura confesional que se desarrolló con una clase de los últimos años de la escuela primaria en la misma ciudad. El objetivo del trabajo fue promover la alfabetización literaria a través de la aplicación de la secuencia ampliada de Rildo Cosson, utilizando obras de literatura confesional, género diario, seleccionados de la colección del Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE). Dicha acción se justifica por la recurrencia de la falta de interés de los estudiantes en la lectura observada en mi práctica docente, lo que me lleva a buscar formas de revertir esta situación promoviendo un proyecto de lecturas literarias en mis clases de portugués. Como base teórica para el desarrollo de esta investigación, discutí el lugar de la lectura literaria en la escuela a través de documentos oficiales y autores como Aguiar (2013), Zilberman (2009), Chartier (2005), Soares (2001) y Cerrillo (2012). Reuní reflexiones sobre la escolarización de la literatura y el desarrollo de la alfabetización literaria al leer Cosson (2006) y Paulino (2010). La caracterización de la literatura confesional, especialmente el género cotidiano, tuvo la visión de Lejeune (2008) y Güsdorf (2016). La metodología empleada implicó el desarrollo de la secuencia expandida en nueve reuniones de lectura y son los resultados de esta aplicación los que presento y analizo en este documento. Noté que, aparte de las dificultades para realizar las lecturas debido a que no tenían una colección, los estudiantes respondieron positivamente al proyecto, mostrándose activos y movilizados durante las acciones propuestas. Capacitar a los lectores dentro del espacio escolar no es una acción perdida y, al contrario de lo que el sentido común nos trae todo el tiempo, los estudiantes disfrutan la lectura. Además, está claro que la formación del profesorado es indispensable y que su voluntad también cambiará.
Palavras-chave: Formação de leitores
Projetos de leitura no ensino fundamental
Letramento literário
Literatura confessional
Formación de lectores
Proyectos de lectura en la escuela primaria
Alfabetización literaria
Literatura confessional
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citação: GARCIA, Hélen Roratto. Projetos de leitura literária para os anos finais do ensino fundamental: um caminho de letramento literário através da literatura confessional. 154 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4793
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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