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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4756
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Voss, Dulce Mari da Silva | - |
dc.creator | Almeida, Clarice Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T18:07:56Z | - |
dc.date.available | 2020-02-13 | - |
dc.date.available | 2020-02-13T18:07:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-08 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Clarice Gomes de. (Re)encontros que tramam existências: educação comunitária e educação formal no assentamento conquista da fronteira (Hulha Negra, RS). 70 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4756 | - |
dc.description.abstract | Los (re)encuentros con los sujetos que dan vida a lo “Assentamento Conquista da Fronteira” fueran fuerzas de este escrito. En la condición de cartógrafa yo crucé mis miradas y fabulé memorias con los/las otros/as personajes que habitarón los paisajes existenciais de la investigación. Charlar, leer, escribir, plantar, cocinar y también poetizar hizo parte de esse mapa que trazó distintos retornos y que permitiran experimentar perceptos y afectos. Operación de un pensamento rizomático realizado en el cruce de los líneas: educación comunitaria y educación formal que, atravesadas por flujos de deseos y emociones, se abriran a las otras, constituyendo um plan de inmanencia macro y micropolítico de tiempos pasados y presentes que producen los modos por los cuales los sujetos perciben sus relaciones con los lugares, los tiempos e sus propias existências en el “Assentamento Conquista da Fronteira”. Producir memorias de las vivencias compartidas con amigos y amigas tornó este escrito un territorio fértil del devires, fuerzas que pulsan en una siembra de la vida. Allí está una composición echa de historias y múltiplas afecciones, procurando encontrar visibilidad con esa obra que al hacerse fue ganando los refinamientos de los detalles, la expresión necesita de lo pensamento y de lo afecto que dibujan una micropolítica de subjetivaciones. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Assentamento Conquista da Fronteira | pt_BR |
dc.subject | Educação comunitária | pt_BR |
dc.subject | Educação formal | pt_BR |
dc.subject | Memórias | pt_BR |
dc.subject | Micropolítica de subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Educación comunitaria | pt_BR |
dc.subject | Educación formal | pt_BR |
dc.subject | Memorias | pt_BR |
dc.subject | Micropolitica de la subjetivación | pt_BR |
dc.title | (Re)encontros que tramam existências: educação comunitária e educação formal no assentamento conquista da fronteira (Hulha Negra, RS) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Voss, Dulce Mari da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Camozzato, Viviane Castro | - |
dc.contributor.referee3 | Gonzaga, José Guilherme Franco | - |
dc.contributor.referee4 | Lindemann, Renata Hernandez | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Ensino | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Os (re)encontros com os sujeitos que dão vida ao Assentamento Conquista da Fronteira foram as forças inspiradoras dessa escrita. Na condição de cartógrafa cruzei meus olhares e fabulei memórias com os/as outros/as personagens que habitaram as paisagens existenciais da pesquisa. Conversar, ler, escrever, plantar, cozinhar e também poetizar fez parte desse mapa que traçou diferentes retornos e que permitiram experimentar perceptos e afectos. Operação de um pensamento rizomático efetuada no cruzamento de duas linhas: educação comunitária e educação formal que, atravessadas por fluxos de desejos e emoções, se abriram a outras, constituindo um plano de imanência macro e micropolítico de tempos passados e presentes que produzem os modos pelos quais os sujeitos percebem suas relações com os lugares, os tempos e as próprias existências no Assentamento Conquista da Fronteira. Produzir memórias das vivências compartilhadas com amigos e amigas tornou essa escrita um território fértil de devires, forças que pulsam numa semeadura da vida. Aí está uma composição feita de histórias e múltiplas afecções, procurando encontrar visibilidade com essa obra que ao se fazer foi ganhando os requintes dos detalhes, a expressão precisa do pensamento e do afeto que desenham uma micropolítica de subjetivações. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DIS Clarice Almeida 2019.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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