Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4753
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação ambiental nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa |
Autor(es): | Silva, Jorge Luiz Costa |
Primeiro Orientador: | Bica , Alessandro Carvalho |
1° Membro da banca: | Bica , Alessandro Carvalho |
2° Membro da banca: | Cousin, Claudia da Silva |
3° Membro da banca: | Junqueira , Sonia Maria da Silva |
Resumo: | Neste trabalho, é apresentada uma revisão bibliográfica centrada no tema da Educação Ambiental. Foi elaborado um breve histórico do surgimento da Educação Ambiental no mundo e da caminhada da legislação que institucionaliza e impõe a obrigatoriedade da Educação Ambiental na Educação Brasileira. O surgimento da Educação Ambiental insere-se num contexto relacionado à eclosão da chamada “problemática ambiental”, tema este que emerge com força no final da década de 1960, mas ganha espaço, principalmente, nos anos da década de 1970. Como objetivo geral, pretende-se compreender como a obrigatoriedade da Educação Ambiental, estabelecida por diferentes dispositivos legais, é contemplada nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Como objetivos específicos, busca-se identificar a concepção de Educação Ambiental desenvolvida na formação dos licenciados da Unipampa e a sua conformidade em relação à Resolução CNE/CP nº 2/2012, analisar a metodologia utilizada pelos cursos para desenvolver as atividades de Educação Ambiental com os licenciados e identificar os componentes curriculares (por curso) que abordam os aspectos metodológicos da Educação Ambiental na formação inicial dos licenciados. A temática da pesquisa pode ser circunscrita como a Educação Ambiental nos cursos de graduação nas licenciaturas. A pesquisa baseia-se numa abordagem qualitativa de análise documental, cuja característica principal é efetivar uma análise documental sustentada numa adequada interpretação, sem deixar de considerar, no mesmo patamar de importância, a temática e a questão central da pesquisa. Foram analisados os PPCs de oito cursos em oito campi da Instituição, exceto nos campi Santana do Livramento e Alegrete, que não ofertam cursos presenciais de licenciatura. Os dados levantados sugerem uma situação diferenciada entre os cursos. Alguns contemplam de forma pronunciada e dirigida as previsões legais e normativas, e outros sinalizam de modo tênue para o desenvolvimento da Educação Ambiental nos seus currículos, estes entendidos para além da matriz curricular. |
Abstract: | En este trabajo se presenta una revisión bibliográfica centrada en el tema de la Educación Ambiental. Se elaboró un breve histórico del surgimiento de la Educación Ambiental en el mundo y la caminata de la legislación que institucionaliza e impone la obligatoriedad de la Educación Ambiental en la Educación Brasileña. El surgimiento de la EA se inserta en un contexto relacionado con la eclosión de la llamada “problemática ambiental”, tema este que emerge con fuerza a finales de la década de 1960, pero principalmente, gana espacio en los años de la década de 1970. Como objetivo general se pretende comprender cómo la obligatoriedad de la Educación Ambiental establecida por diferentes dispositivos legales es contemplada en los Proyectos Pedagógicos de Curso de PPP de Unipampa, teniendo como objetivos específicos: identificar la concepción de EA desarrollada en la formación de los licenciados de la Unipampa y su conformidad con la relación Resolución CNE/CP nº 2/2012; analizar la metodología utilizada por los componentes curriculares (por curso) que abordan los aspectos metodológicos de la EA en la formación inicial de los licenciados. La temática de la investigación puede ser circunscrita como la EA en los cursos de graduación en las licenciaturas. La investigación se base en un abordaje cualitativo de análisis documental cuya característica principal es realizar un análisis documental sostenido en una adecuada interpretación sin dejar de considerar, en el mismo nivel de importancia, la temática y la cuestión central de la investigación. Los PPC de 08 cursos se analizaron en ocho campus de la Institución, y Campus Santana do Livramento y Campus Alegrete no ofrecen cursos presenciales. Los datos recogidos sugieren una situación diferente entre los cursos. Algunos contemplan de manera pronunciada y dirigida las predicciones legales y normativas, y otros señalan tenuemente el desarrollo de la EA en sus planes de estudio, que se entienden más allá de la matriz curricular. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Políticas públicas Formação de professores Educación ambiental Políticas públicas Formación docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citação: | SILVA, Jorge Luis Costa da .A educação ambiental nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa. 118 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4753 |
Data do documento: | 30-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS JORGE SILVA 2019(5).pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.