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Tipo: Dissertação
Título : O trabalho docente colaborativo na perspectiva da educação inclusiva
Autor(es): Machado, Michela Lemos Silveira
Primeiro Orientador: Brizolla, Franceli
1° Membro da banca: Brizolla, Franceli
2° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
3° Membro da banca: Cóssio, Rita de cássia Morem
4° Membro da banca: Piovesan, Sandra
Resumo: No atual cenário da educação especial podemos dizer que o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a atuação compartilhada entre os professores especializados e professores das classes comuns e o planejamento de aula acessível são elementos relevantes no contexto da educação na perspectiva inclusiva (BRASIL, 2008; 2011; 2015). Com a intencionalidade de colaborar à organização do planejamento das aulas e sistematizar a prática docente no referido paradigma educacional, no intuito de oportunizar trocas e planejamento de estratégias que venham contemplar as diversas formas de aprendizagens dos alunos, esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa-ação cujo objetivo foi discutir e implementar o processo de ensino-aprendizagem inclusivo, por meio do trabalho docente colaborativo, com foco na acessibilidade pedagógica. A implementação da pesquisa ocorreu nas quatro fases do processo de pesquisa-ação (DIONNE, 2007) nas quais ocorreram a aplicação e compilação dos dados coletados durante a pesquisa. Para coleta de dados foram utilizados diferentes instrumentos, entre eles: questionário semi-estruturado, diário de pesquisa, rodas de formação e oficinas pedagógicas. Os instrumentos de avaliação das oficinas de produção de dados foram organizados e analisados com base nas categorias de análise segundo (BARDIN, 1977) e, para operacionalização destes, utilizou-se o software Atlas Ti 8. A investigação compreendeu o período de setembro/2017 a abril/2019. A pesquisa-ação foi realizada em uma escola pública municipal de cidade do interior do Rio Grande do Sul, local de atuação profissional da pesquisadora. Os sujeitos envolvidos foram dez (10) professoras. Na dissertação foram apresentados os pressupostos do modelo de serviço baseado na colaboração entre o profissional especializado e o professor da sala regular, o qual envolveu uma abordagem em direitos humanos, na concepção da política de inclusão escolar que abordou o trabalho colaborativo como uma prática viável e fundamental no ambiente escolar. Espera-se, com a realização desta pesquisa, auxiliar nas reflexões sobre o trabalho docente colaborativo na perspectiva da educação inclusiva, avançando de forma sistemática no processo de inclusão escolar.
Resumen : In the present scenery of the special education we can say that the Specialized Educational Attendance (AEE), the shared performance among the specialized teachers of common classes and the planning of accessible class are the relevant elements in the context of the education in the inclusive perspective (BRASIL, 2008; 2011; 2015). With the intentionality to collaborate with the classes planning organization and systematize the teaching practice in the referring educational paradigm , in the intention to create exchanges and strategies planning that come to regard the several ways of the students learning, this dissertation presents the results of an action- research which objective was to discuss and to implement the process of inclusive teaching-learning, throughout the collaborative teaching work, with the focus in the pedagogical accessibility. The implementation of the research ocurred in the four phases of the process of the action-research (DIONNE, 2007) in which took place the aplication and compilation of the collected data during the research. For the data collection were used different instruments, among them: semi-structered questionaire, research diary, formation circles and pedagogical workshops. The evaluation instruments of the production data workshops were organized and analyzed based on the analysis categories according to (BARDIN, 1977) and for operationalization of them, was used the software Atlas Ti 8. The investigation took place in the period of september/2017 to april/2019. The action-research was realized in a city public school in a countryside city of Rio Grande do Sul, performed professional place of the researcher. The involved subjects were ten (10) teachers. In the dissertation are presented the postulations of the work model based in the collaboration between the specialized profesional and the regular class teacher, which envolves an approachment on human rights, in a politics of school inclusion conception which tackles the collaborative work as a possible and fundamental practice in the school environment. We hope with the realization of this research, to help with the reflections about the collaborative teaching work in the perspective of the inclusive education, moving on a sistematic way in the inclusive school process.
Palabras clave : Atendimento educacional especializado
Trabalho docente colaborativo
Acessibilidade pedagógica
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Specialized educational attendance
Collaborative teaching work
Pedagogical accessibility
Inclusive education
School inclusion
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citación : MACHADO, Michela Lemos Silveira.O Trabalho docente colaborativo na perspectiva da educação inclusiva. 168 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4746
Fecha de publicación : 25-sep-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Ensino

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