Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4745
Tipo: | Dissertação |
Título: | Qualificando os processos de leitura e escrita em uma turma de oitavo ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart |
Autor(es): | Leal, Sabrina Caetano Fernandes |
Primeiro Orientador: | Boéssio, Cristina Pureza Duarte |
1° Membro da banca: | Boéssio, Cristina Pureza Duarte |
2° Membro da banca: | Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib |
3° Membro da banca: | Goulart, Cátia Dias |
4° Membro da banca: | Bianchi, Paula |
Resumo: | Este Relatório Crítico-Reflexivo relata e avalia uma pesquisa, do tipo intervenção, que foi realizada com os estudantes da turma em que sou professora de Português, no 8° ano do Ensino Fundamental II, na cidade de Arroio Grande, Rio Grande do Sul, durante o mês de novembro no ano de 2018. A intervenção teve por objetivo geral de incentivar a prática de leitura dos alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart. Justifica-se pela minha preocupação com a aversão que os alunos apresentam em relação as atividades voltadas à leitura, pois como sou professora de Português, enfrento essa questão com muita proximidade, destaco ainda os obstáculos que enfrento em propor tarefas que despertem o interesse e o gosto dos estudantes pela leitura, juntamente com a ausência de hábito de ler que esses alunos manifestam. A pesquisa de cunho qualitativo teve como instrumentos para coleta de dados, três questionários, um realizado com as docentes das Áreas de Linguagem da escola para conhecer o perfil dos alunos em relação à leitura em sala de aula, o segundo questionário foi realizado com os alunos para aferir suas percepções sobre a leitura e um terceiro questionário, que foi realizado após o término da intervenção para analisar se os objetivos da pesquisa haviam sido alcançados. Também utilizei as Cadernetas de Metacognição e o Diário de Campo. A intervenção foi organizada em oito ações que envolveram Roda de Conversa com um autor com mais de cinco livros lançados, visitas às bibliotecas e Rodas de Leituras partindo das sugestões apresentadas pelos alunos após a realização do questionário inicial. Ao finalizar esse trabalho, conclui que os objetivos foram atingidos, pois os estudantes ao serem estimulados através das ações da intervenção, se mostraram mais próximos da leitura e do livro, participando de visitas a bibliotecas, de conversa com autor de livro e Rodas de Leitura. |
Abstract: | Este informe crítico-reflexivo informa y evalúa una investigación, de tipo intervención, que se llevó a cabo con estudiantes en la clase en la que soy profesor de Portugués, en el octavo grado de la escuela primaria II, en la ciudad de Arroio Grande, Rio Grande do Sul, durante el mes de noviembre de 2018. La intervención tuvo el objetivo general de alentar la práctica de lectura de los estudiantes del octavo año de la Escuela Municipal de Educación Primaria, Presidente João Goulart. Está justificado por mi preocupación por el disgusto que los estudiantes tienen en relación con las actividades de lectura, ya que como soy profesora de Portugués, enfrento este problema muy la falta de hábito de lectura que estos estudiantes manifiestan. La investigación cualitativa tuvo como instrumentos para la recolección de datos, tres cuestionarios, uno realizado con los docentes de las Áreas de Idiomas de la escuela para conocer el perfil de los alumnos en relación con el lectura en el aula, el segundo cuestionario se realizó con los estudiantes para evaluar sus percepciones sobre la lectura y un tercer cuestionario, que se realizó después del final de la intervención para analizar si se habían alcanzado los objetivos de la investigación. También utilicé los manuales de metacognición y el diario de campo. La intervención se organizó en ocho acciones que involucraron una rueda de conversación con un autor con más de cinco libros lanzados, visitas a bibliotecas y ruedas de lectura, basadas en las sugerencias hechas por los estudiantes después de completar el cuestionario. inicial. Al final de este trabajo, concluyó que los objetivos se lograron, ya que los estudiantes, cuando se estimularon a través de las acciones de intervención, se mostraron más cercanos a la lectura y al libro, participaron en visitas a las bibliotecas, hablaron con el autor de un libro y Reading Wheels. |
Palavras-chave: | Leitura Intervenção Alunos Educação Lectura Intervención Estudiantes Educación |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | LEAL, Sabrina Caetano Fernandes. Qualificando os processos de leitura e escrita em uma turma de oitavo ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.159p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4745 |
Data do documento: | 16-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SabrinaCaetanoFernandesLeal2019.pdf | Sabrina Caetano Fernandes Leal 2019 | 2.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.