???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4659
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Cardoso, Cristina-
dc.creatorMachado, Andrômeda Guterres-
dc.date.accessioned2019-11-26T13:02:35Z-
dc.date.available2019-11-26-
dc.date.available2019-11-26T13:02:35Z-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.citationMACHADO, Andrômeda Guterres. Memórias de uma escola de frontera. 46 p. 2018. (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4659-
dc.description.abstractEn el siguiente trabajo analizamos los perfiles sociológicos de los alumnos de la enseñanza secundaria y Educação de Jovens e Adultos (EJA) de la escuela brasileña estadual publica Barão de Aceguá, ubicada en la ciudad de Aceguá-RS, más específicamente los de los alumnos extranjeros, con más de una nacionalidad y/o doble chapa, intentando revelar la memoria de ese público a través de la investigación de cuestionarios aplicados. Intentamos mostrar las variaciones de identidad delante tamaña mezcla existente en esta zona de frontera. Analizamos el singular generado a partir de un todo externo que es la dimensión entre Brasil y Uruguay o el minúsculo/casi imperceptible espacio comprendido entre estos dos países. Utilizamos datos cuantitativos de variables de interés de la escuela y de los alumnos extranjeros, con más de una nacionalidad y/o doble chapa, los cuales suman el 25,17% del total de alumnos, para una mejor contextualización; sin embargo, el enfoque predominante de esta investigación es cualitativo. Hicimos un análisis cualitativo al trabajo y reflexionamos a las cuestiones de visión particular acerca de las historias de los alumnos y cuestiones que involucraban el protagonismo de la escuela dentro de la identidad de cada uno, específicamente o de ese individuo como integrante de un grupo. Para basar este trabajo, además de la documentación de la escuela y de los cuestionarios repartidos a los alumnos, buscamos referencias teóricas que trajeran las leyes existentes para escuelas públicas que están en zona fronteriza, así como proyectos que ya fueron realizados en fronteras, incluso por la Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) y referencias como las que tratan del rescate de memoria, memoria colectiva, identidad, y límite y frontera. También trajimos la visión de frontera del poeta Fabián Severo, que describe minuciosa y sensiblemente la frontera con sus poemas en portuñol, entre otros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFronteirapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEscuelapt_BR
dc.subjectFronterapt_BR
dc.subjectMemoriapt_BR
dc.subjectIdentidadpt_BR
dc.titleMemórias de uma escola de fronterapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Cristina-
dc.contributor.referee2Dutra, Eduardo de Oliveira-
dc.contributor.referee3Mota, Sara dos Santos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNo seguinte trabalho analisamos os perfis sociológicos dos alunos de Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola brasileira estadual pública Barão de Aceguá, localizada na cidade de Aceguá-RS, mais especificamente os dos alunos estrangeiros, com mais de uma nacionalidade e/ou doble chapa, tentando descortinar a memória desse público através da averiguação de questionários aplicados. Procuramos mostrar as variações de identidade diante a tamanha mescla existente nessa zona de fronteira. Analisamos o singular gerado a partir de um todo externo que é a dimensão entre Brasil e Uruguay ou o minúsculo/quase imperceptível espaço compreendido entre esses dois países. Utilizamos dados quantitativos de variáveis de interesse da escola e dos alunos estrangeiros, com mais de uma nacionalidade e/ou doble chapa, os quais somam 25,17% do total de alunos, para uma melhor contextualização; contudo, a abordagem predominante dessa pesquisa é qualitativa. Fizemos uma análise qualitativa ao trabalho e refletimos às questões de visão particular sobre as histórias dos alunos e questões que envolviam o protagonismo da escola dentro da identidade de cada um, especificamente ou desse indivíduo como integrante de um grupo. Para embasar este trabalho, além da documentação da escola e dos questionários distribuídos aos alunos, buscamos referências teóricas que trouxessem as leis existentes para escolas públicas que estão em zona fronteiriça, assim como projetos que já foram realizados em fronteiras, inclusive pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e referências como as que tratam do resgate de memória, memória coletiva, identidade, e limite e fronteira. Também trouxemos a visão de fronteira do poeta Fabián Severo, que descreve minuciosa e sensivelmente a fronteira com seus poemas em portunhol, entre outros.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Andrômeda Machado.pdf1.17 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???