Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4642
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação para paz na escola: investigando possibilidades na educação infantil |
Autor(es): | Rodrigues, Ariane Barrios |
Primeiro Orientador: | Hammes, Lucio Jorge |
1° Membro da banca: | Hammes, Lucio Jorge |
2° Membro da banca: | Zitkoski, Jaime José |
3° Membro da banca: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
Resumo: | Este Relatório Crítico-reflexivo é resultado de uma pesquisa e intervenção pedagógica realizada com alunos de uma turma de maternal, na Escola Municipal de Educação Infantil Donatos localizada no município de Santa Vitória do Palmar, que teve como objetivo geral implementar junto as rotinas do maternal, ações de paz, para a formação de cidadãos que a partir de uma cultura de diálogo, de respeito e de paz, convivam em harmonia no espaço escolar. Por meio de intervenções desenvolvidas na sala de aula salientamos situações onde são prezados os bons costumes, a amizade, o diálogo, o carinho, a partilha de alimentos, a ajuda ao próximo. A metodologia evidencia ações cooperativas na sala de aula, que estimulam um ambiente prazeroso para construir laços afetivos, mediação dos conflitos, estratégias de ação para paz e a não violência no contexto escolar. Trabalhamos com as roda de conversa com a construção coletiva das ações que foram trabalhadas durante todo o projeto de intervenção. A partir dos dados coletados foi possível identificar que as ações realizadas exigiram flexibilidade na rotina da sala de aula, a compreensão da situação e o diálogo, encontrando significativos resultados a partir dos pressupostos de uma educação para a paz. Apresentamos uma visão da realidade, a partir do olhar do pesquisador, novos caminhos, novas possibilidades. Após essa etapa, os alunos apresentaram significativa desenvoltura para resolver situações simples de conflitos no grupo, ações que os incomodavam e que foram sendo superadas por cada um deles. Em relação a essa mudança, compreendemos que a intervenção teve impactos na diminuição do conflito na turma, e contribuiu na união da turma em torno de um objetivo de fazer refletir sobre o papel no grupo e como cada um, foi influenciando nas relações que acontecem em sala de aula. |
Abstract: | Este Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación e intervención pedagógica realizada con estudiantes de una guardería, en la Escuela Municipal de Educación Infantil Donatos ubicada en el municipio de Santa Vitória do Palmar, cuyo objetivo general era implementar las rutinas de la guardería juntos. acciones de paz, para la formación de ciudadanos que, basados en una cultura de diálogo, respeto y paz, vivan en armonía en el entorno escolar. A través de intervenciones desarrolladas en el aula, destacamos situaciones en las que se valora la buena moral, la amistad, el diálogo, el afecto, el intercambio de alimentos y la ayuda a los demás. La metodología destaca acciones cooperativas en el aula, que estimulan un ambiente agradable para construir vínculos afectivos, mediación de conflictos, estrategias de acción para la paz y la no violencia en el contexto escolar. Trabajamos con los círculos de conversación con la construcción colectiva de las acciones que se trabajaron durante todo el proyecto de intervención. A partir de los datos recopilados, fue posible identificar que las acciones realizadas requerían flexibilidad en la rutina del aula, la comprensión de la situación y el diálogo, encontrando resultados significativos de los supuestos de una educación para la paz. Presentamos una visión de la realidad, desde la mirada del investigador, nuevas formas, nuevas posibilidades. Después de esta etapa, los estudiantes mostraron un gran ingenio para resolver situaciones simples de conflictos en el grupo, acciones que los molestaron y fueron superados por cada uno de ellos. En relación con este cambio, entendemos que la intervención tuvo un impacto en la reducción del conflicto de clase y contribuyó a la unión de la clase en torno a un objetivo de reflexionar sobre el papel en el grupo y cómo cada uno influía en las relaciones que suceden en cada clase. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Educação para Paz Cultura da Paz Infância Educación infantil Educación para la paz Cultura de paz Infancia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | RODRIGUES, Ariane Barrios. Educação para paz na escola: investigando possibilidades na educação infantil. 84 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4642 |
Data do documento: | 23-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArianeBarriosRodrigues2019.pdf | Ariane Barrios Rodrigues 2019 | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.