???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4611
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Alves, Elenilson Freitas-
dc.creatorRahmeier, Geovana Lopes Leal-
dc.date.accessioned2019-10-24T13:27:43Z-
dc.date.available2019-10-24-
dc.date.available2019-10-24T13:27:43Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.citationRAHMEIER, Geovana Lopes Leal. Uma proposta de sequência didática para contextualizar o ensino de química orgânica com o tema carboidratos. 79 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4611-
dc.description.abstractThis work is born of the concern about the way Biochemistry has been treated, among the contents of Chemistry in High School. The purpose of this work was to elaborate and evaluate a didactic sequence that would allow to contextualize the teaching of Biochemistry, when using the topic of Carbohydrates. The methodological path was drawn from a qualitative approach. The didactic sequence was applied in the third year of high school of a public school, in the municipality of Bagé-RS. The elaboration and application of the didactic sequence were based on the pedagogical moments, being these developed in six meetings in the whole. After the didactic sequence was applied, it was observed that the students got more interest and participated more during the explanations, making the knowledge that they had at the beginning complement and the students' conceptions about carbohydrates was partially achieved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectCarboidratospt_BR
dc.subjectBioquimicapt_BR
dc.subjectMomentos pedagógicospt_BR
dc.subjectCarbohydratespt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectBiochemistrypt_BR
dc.subjectPedagogical momentspt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática para contextualizar o ensino de química orgânica com o tema carboidratospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Elenilson Freitas-
dc.contributor.referee2Silva, Elisabete de Avida da-
dc.contributor.referee3Firme, Márcia Von Fruhauf-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho nasce da inquietação sobre a forma como a Bioquímica vem sendo tratada, entre os conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio. O intuito deste trabalho foi elaborar e avaliar uma sequência didática que possibilitasse contextualizar o ensino de Bioquímica, ao utilizar a temática de Carboidratos. O caminho metodológico foi traçado a partir de uma abordagem qualitativa. A sequência didática foi aplicada no terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, no município de Bagé-RS. A elaboração e aplicação da sequência didática foram baseadas nos momentos pedagógicos, sendo estes desenvolvidos em seis encontros ao todo. Após a sequência didática ter sido aplicada, observou-se que os alunos obtiveram um maior interesse e participavam mais durante as explanações, fazendo com que o conhecimento que tinham de inicio se complementasse e as concepções deles sobre carboidratos em parte foi alcançado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC GEOVANA LEAL - LQ - 2019 - Versão Biblioteca.pdf2.47 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???