Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4611
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Uma proposta de sequência didática para contextualizar o ensino de química orgânica com o tema carboidratos
Autor(es): Rahmeier, Geovana Lopes Leal
Primeiro Orientador: Alves, Elenilson Freitas
1° Membro da banca: Alves, Elenilson Freitas
2° Membro da banca: Silva, Elisabete de Avida da
3° Membro da banca: Firme, Márcia Von Fruhauf
Resumo: Este trabalho nasce da inquietação sobre a forma como a Bioquímica vem sendo tratada, entre os conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio. O intuito deste trabalho foi elaborar e avaliar uma sequência didática que possibilitasse contextualizar o ensino de Bioquímica, ao utilizar a temática de Carboidratos. O caminho metodológico foi traçado a partir de uma abordagem qualitativa. A sequência didática foi aplicada no terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, no município de Bagé-RS. A elaboração e aplicação da sequência didática foram baseadas nos momentos pedagógicos, sendo estes desenvolvidos em seis encontros ao todo. Após a sequência didática ter sido aplicada, observou-se que os alunos obtiveram um maior interesse e participavam mais durante as explanações, fazendo com que o conhecimento que tinham de inicio se complementasse e as concepções deles sobre carboidratos em parte foi alcançado.
Resumen : This work is born of the concern about the way Biochemistry has been treated, among the contents of Chemistry in High School. The purpose of this work was to elaborate and evaluate a didactic sequence that would allow to contextualize the teaching of Biochemistry, when using the topic of Carbohydrates. The methodological path was drawn from a qualitative approach. The didactic sequence was applied in the third year of high school of a public school, in the municipality of Bagé-RS. The elaboration and application of the didactic sequence were based on the pedagogical moments, being these developed in six meetings in the whole. After the didactic sequence was applied, it was observed that the students got more interest and participated more during the explanations, making the knowledge that they had at the beginning complement and the students' conceptions about carbohydrates was partially achieved.
Palabras clave : Sequência didática
Carboidratos
Bioquimica
Momentos pedagógicos
Carbohydrates
Didactic sequence
Contextualization
Biochemistry
Pedagogical moments
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : RAHMEIER, Geovana Lopes Leal. Uma proposta de sequência didática para contextualizar o ensino de química orgânica com o tema carboidratos. 79 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4611
Fecha de publicación : 26-jun-2019
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC GEOVANA LEAL - LQ - 2019 - Versão Biblioteca.pdf2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.