Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4593
Tipo: | Dissertação |
Título: | Abordagem de temas no ensino de ciências: reflexões para processos formativos de professores |
Autor(es): | Fonseca, Eril Medeiros da |
Primeiro Orientador: | Lindemann, Renata Hernandez |
1° Membro da banca: | Lindemann, Renata Hernandez |
2° Membro da banca: | Mello, Elena Maria Billig |
3° Membro da banca: | Gehlen, Simoni Tormöhlen |
4° Membro da banca: | Duso, Leandro |
Resumo: | Tendo em vista o trabalho com temas no Ensino de Ciências, com inspiração no referencial freireano (FREIRE, 2016a) e em repercussões da Educação CTS/PLACTS (CENTA; MUENCHEN, 2016; STRIEDER; KAWAMURA, 2017), a presente pesquisa tem como objetivo identificar e compreender as potencialidades e limitações na abordagem de temas, a partir da compreensão de professores de Ciências da rede de ensino municipal de Dom Pedrito sobre a temática do agrotóxico. Dos doze professores da rede de ensino municipal de Dom Pedrito que atuam no componente curricular de Ciências, onze participaram da pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se questionário e entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os resultados apontaram que as professoras não possuem clareza sobre a concepção de temas e conteúdos, bem como compreendem que há uma necessidade de cumprir o programa curricular sistematicamente. Diante disso, questões do contexto são abordadas para trabalhar conteúdos conceituais. Esses aspectos sinalizam indicativos de passividade, que acabam contribuindo para a perpetuação de uma cultura do silêncio. Porém, também foi possível identificar uma abertura para trabalhar questões do contexto e do interesse dos estudantes em sala de aula e, ainda, o reconhecimento sobre a importância da abordagem do tema agrotóxico. A sistematização dos resultados permitiu elaborar um Ensaio teórico-prático sobre o referido tema, como possibilidade de abordagem tanto na Educação Básica quanto na formação inicial e continuada de professores. Por fim, defende-se a importância da abordagem de temas, baseada em articulações Freire-CTS/PLACTS como potencialidade de mobilizar uma prática pedagógica problematizadora e contextualizada. |
Abstract: | The present research aims at the study of science education, inspired by the Freirean referential (FREIRE, 2016a) and the repercussions of CTS / PLACTS Education (CENTA; MUENCHEN, 2016; STRIEDER; KAWAMURA, 2017) to identify and to understand the potentialities and limitations in the approach of subjects, from the understanding of teachers of Sciences of the municipal education network of Dom Pedrito on the subject of the agrotoxic. Of the twelve teachers from the Dom Pedrito municipal education network who work in the curricular component of Sciences, eleven participated in the research. As instruments of data collection, a questionnaire and semi-structured interview were used. The data were submitted to the Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2016). The results showed that teachers do not have clarity about the conception of themes and contents, as well as understand that there is a need to comply with the curricular program systematically. Given this, context issues are addressed to work on conceptual content. These aspects indicate indicatives of passivity, which end up contributing to the perpetuation of a culture of silence. However, it was also possible to identify an openness to work on questions of the context and the interest of the students in the classroom, and also the recognition of the importance of the approach to the pesticide theme. The systematization of the results allowed the elaboration of a theoretical-practical Essay on this theme, as a possibility to approach both in Basic Education and in the initial and continued formation of teachers. Finally, it is defended the importance of the themes approach, based on Freire-CTS / PLACTS articulations as a potential to mobilize a problematizing and contextualized pedagogical practice. |
Palavras-chave: | Abordagem temática freireana Ensino de ciências Educação CTS Formação de professores Thematic approach freireana Science teaching Education CTS Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citação: | FONSECA, Eril Medeiros da. Abordagem de temas no ensino de ciências: reflexões para processos formativos de professores. 105 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4593 |
Data do documento: | 15-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS Eril Fonseca 2019.pdf | 818.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.