Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/458
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A motivação do acadêmico frente a profissão escolhida: um estudo exploratório no curso superior de tecnologia em agronegócios da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito. |
Autor(es): | Machado, Marineli Moraes |
Resumen : | A motivação dentro do contexto acadêmico explana o estado de envolvimento do aluno com determinada atividade, e a pretensão em dar continuidade na mesma área, assim revelando sua grande importância para o desenvolvimento acadêmico. A finalidade deste estudo foi pesquisar quais os fatores de motivação dos acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios da Universidade Federal do Pampa frente à profissão escolhida. Assim, depois de caracterizado o perfil dos acadêmicos procurou-se identificar e analisar a motivação e frustração em relação à futura profissão. A amostra foi composta por 51 acadêmicos do curso, 31,67% dos alunos matriculados regulares no curso. Utilizou-se da escala de motivação acadêmica (EMA) para se alcançar os objetivos do estudo, a escala é do tipo Likert com cinco pontos e busca a compreensão entre as variáveis sem nenhuma interferência no ambiente pesquisado, sendo dividida em três grupos investigatórios: frustração, motivação intrínseca e motivação extrínseca, além de um bloco de questões que possibilitou a identificação do perfil dos acadêmicos. Os dados foram levantados de abril a junho do ano de 2014. O estudo analisou que 85% dos acadêmicos manifestam o desejo de permanecer no curso até sua conclusão e 65% pretendem atuar na profissão depois de formados, havendo assim, uma identificação por parte dos acadêmicos com a atividade de Tecnólogo em Agronegócios, tornando possível ao aluno reconhecer a importância e valorizar tal atividade. A frustração com o curso foi avaliada pelos alunos em 12%. Ainda em se tratando de frustração a escala de motivação acadêmica, revelou que são poucos os alunos que não tem intenção de comparecer a Universidade. Ao identificar o tipo de motivação, a escala permitiu analisar que a motivação intrínseca que é a motivação que colabora para o desenvolvimento do acadêmico como profissional fazendo frente sua aprendizagem é prevalente nos acadêmicos. E os alunos extrinsecamente motivados são influenciados pela recompensa futura no que se refere à remuneração, acreditando que os estudos melhorarão sua competência no trabalho assim refletindo num futuro mais recompensador financeiramente |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/458 |
Fecha de publicación : | 18-ago-2014 |
Aparece en las colecciones: | Tecnologia em Agronegócio |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARINELI MORAES MACHADO.pdf | 933.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.